Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Economia

NOTA OFICIAL SOBRE TAXA SELIC

“A decisão tomada pelo Copom (Comitê de Política Monetária) de elevar a taxa Selic para 12,25% vai deprimir ainda mais a economia, que já cresceu muito pouco no ano passado, além de agravar a situação da indústria.

A medida é contrária a qualquer projeto de desenvolvimento para o País.

Esta medida nefasta, além de manter a taxa Selic em patamares proibitivos e colocar à mostra a insensibilidade do governo ante às demandas da classe trabalhadora, impede o crescimento da produção e do consumo e a geração de empregos.

A política conservadora adotada pelo governo continua a privilegiar os especuladores, em detrimento dos anseios dos trabalhadores e do setor produtivo. Reforçamos nosso posicionamento de que a política monetária precisa ser voltada a um projeto de desenvolvimento do País. E não o contrário.

O desempenho pífio da economia, que tem registrado índices muito inferiores aos esperados, é resultado da falta de uma agenda que impulsione o País rumo ao desenvolvimento, que incentive a produção e fomente a criação de novos postos de trabalho.

No próximo dia 28 de janeiro, quarta-feira, milhares de trabalhadores estarão nas ruas para lutar pela Pauta Trabalhista. Vamos continuar mobilizados e pressionando o governo para que promova a redução dos juros, que vêm travando o setor produtivo e provocando um crescimento econômico muito aquém das nossas necessidades”.

Miguel Torres
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) e da Força Sindical