Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Social

Nota de apoio às famílias atingidas pela tragédia do prédio do Largo do Paissandú, em São Paulo

Foto: Corpo de Bombeiros de São Paulo.

“Perante a tragédia ocorrida neste 1º de maio no edifício Wilton Paes de Almeida, onde viviam cerca de 150 famílias, no Largo do Paissandú, São Paulo, nós, dirigentes e trabalhadores metalúrgicos, prestamos solidariedade às famílias atingidas, com o compromisso de desde já fazer uma campanha emergencial nas fábricas e nos bairros para encaminhar aos desabrigados doações de alimentos não perecíveis, água potável, itens de higiene pessoal, roupas e calçados.

Fazemos questão de homenagear o Corpo de Bombeiros que trabalhou muito para evitar que a tragédia fosse ainda maior e que ainda procura por desaparecidos entre os escombros do desabamento do edifício ocorrido após um incêndio de grandes proporções.

Foto: Corpo de Bombeiros de São Paulo

Repudiamos, porém, aqueles que tentam criminalizar os movimentos de luta por moradia e os moradores sem-teto, taxando-os inclusive como bandidos e marginais.

A tragédia, antes de tudo, causou mortes e desalojou diversas pessoas e famílias.

Precisamos ter mais responsabilidade, humanidade e sensibilidade social neste momento e esperamos que os poderes públicos federal, estadual e municipal assumam suas responsabilidades e, em vez de permitir o avanço da especulação imobiliária, dediquem esforços, juntamente com os movimentos sociais idôneos, para acabar com o déficit habitacional e permitir que as populações carentes consigam moradias dignas e uma vida melhor.

Vamos, enfim, continuar a nossa luta de resistência para que o Brasil caminhe para frente na busca de soluções definitivas para os nossos sérios e persistentes problemas econômicos e sociais, incluindo o déficit habitacional, o desemprego, a falta de acesso a serviços públicos de qualidade, a pobreza, a miséria e o abandono social”.

Miguel Torres
presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos), vice-presidente da Força Sindical e líder do movimento Brasil Metalúrgico