Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Movimento Sindical

Noam Chomsky diz à Revista Época que movimento sindical é essencial

A Revista Época traz em sua edição desta semana uma entrevista com Noam Chomsky, linguista, sociólogo e filósofo, de 93 anos, um dos maiores pensadores da atualidade.

Confira o trecho em que ele destaca o movimento sindical como essencial.

3. No livro Crise climática e o Green New Deal global, o senhor diz que o resgate do movimento sindical é tarefa essencial para a causa da crise climática. Por quê?

Noam Chomsky – Usar a palavra “importância” é um eufemismo. Em vez disso, eu digo que é essencial. O movimento trabalhista tem sido vanguarda, tanto na mudança social progressista quanto na transformação social. Os poderosos, e aqueles que cumprem suas ordens, sabem disso muito bem. Quando (o presidente americano Ronald) Reagan e (a primeira-ministra da Inglaterra Margaret) Thatcher lançaram o ataque neoliberal sobre a população, seus primeiros atos foram no sentido de atacar os sindicatos. Para que o ataque tivesse sucesso, foi necessário destruir os meios primários que os trabalhadores usam para se defender e para defender a sociedade. Hoje, muitos dos mais respeitados economistas dizem que a destruição dos sindicatos é o principal fator que originou esta imensa desigualdade social criada nos últimos quarenta anos.

Veja entrevista completa em:
https://epoca.globo.com/sociedade/sete-perguntas-para-noam-chomsky-1-24870354