Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Artigo

No Rumo da História

Os desafios do movimento sindical para este ano prometem ser um divisor histórico de águas.  Em meio a uma confusão jurídica que advém da Reforma Trabalhista de 2017, sequer avançamos em questões de representatividade, financiamento sindical ou garantias de direitos para os trabalhadores. Enganou-se quem achou que a Reforma pudesse ser o quadro pior.

As eleições de 2018 trouxeram nuvens bem mais pesadas para aqueles que defendem direitos civis e sociais. Iniciamos o ano de 2019 sem o Ministério do Trabalho; com uma agenda econômica ultra liberal; com a promessa de aprofundamento da Reforma Trabalhista e com uma Reforma na Previdência Social e nas aposentadorias prejudicial aos trabalhadores colocada como a principal pauta deste governo. Tudo isso e muito mais, somado a um quadro de crise econômica, desemprego estrutural e nenhum canal de negociação possível com o atual governo.

Diante de tantos fatores negativos para os trabalhadores e seus sindicatos, só nos resta manter o espírito de nossa própria origem, ou seja, nossa união. Foi através dela que, historicamente, crescemos e nos fortalecemos, conquistamos e garantimos direitos, avançamos política e socialmente e será, apenas através daquilo que nos une que poderemos segurar o difícil momento de retrocessos que agora nos é imposto.

Resiliência e resistência. Estratégias e unidade nas ações podem parecer palavras ou conceitos genéricos demais diante da nossa realidade. No entanto, somar forças e basear nosso trabalho exclusivamente nos anseios dos trabalhadores, os seus direitos e reivindicações, sempre foi e sempre será nossa maior força e, certamente, através dela saberemos garantir que a luta da classe trabalhadora siga seu rumo de conquistas através da História.

Eliseu Silva Costa
Presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo