Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de São Caetano do Sul/SP

Negociações entre GM e sindicato avançam, mas permanecem sem definição

A reunião realizada na manhã desta terça-feira (22/03) entre o Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano e a diretoria da GM (General Motors) encerrou novamente sem definição sobre as condições para um novo período de lay-off (suspensão temporária do contrato de trabalho) a cerca de 1.000 funcionários.

De acordo com o presidente, Aparecido Inácio da Silva, o Cidão do Sindicato, alguns andamentos foram dados, como no item sobre o reajuste da inflação nos salários. Neste ano o valor integral correspondente à inflação do período de acordo com a data-base da categoria será pago em forma de abono – metade no dia 20/04 e a outra metade no dia 12/08 – e no próximo ano, 60% da inflação será reajustada nos salários, e os 40% restantes serão pagos em forma de abono no dia 20/04/2017.

Outra proposta sugerida pela empresa é o pagamento da primeira parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) no dia 10/06, além de compensar o banco de horas trabalhando dois sábados por mês assim que o mercado apresentar aquecimento na venda de veículos fabricados pela montadora. Os representantes da fábrica também sugeriram criar o novo período de lay-off de cinco meses, prorrogáveis por mais três meses.

O líder sindicalista disse que “Temos algumas arestas para serem aparadas, porque tem coisas que não concordamos, como a retirada da cláusula de garantia de emprego em caso de doença profissional, além da redução do adicional noturno de 30% para 25% que já foi descartada”.

Para dar sequência às negociações e, possivelmente, chegar a um acordo, o sindicato e a GM realizarão nova reunião na próxima segunda-feira (28/03), às 10h. O prazo para a decisão está reduzido, uma vez que os 30 dias a mais de lay-off concedidos pela empresa aos cerca de 1.000 trabalhadores vencem em 8 de abril.

Humberto Pastore
Assessoria de Imprensa
Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul