Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Osasco/SP

Mutirão de assembleias chega a região de Jandira e já mobiliza mais de 5 mil metalúrgicos

A mobilização por reajuste salarial e direitos da Convenção Coletiva atingiu a marca de 5.300 metalúrgicos nesta quinta-feira, 23, no segundo dia do mutirão de assembleias da Campanha Salarial 2021 promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região. Hoje foi a vez dos trabalhadores de Jandira e Itapevi mostrarem disposição de luta pela pauta de reivindicações da categoria.

Entre os metalúrgicos mobilizados, estão aqueles que trabalham na Eirich, GramService, Gramtampa, Max Eberhart, MKS, Mercúrio, Prodec e São Raphael. Na parte da tarde, mais assembleias acontecerão em outras fábricas, como Ficosa e Wap Metal.

“Por enquanto, o balanço é positivo. As assembleias já mobilizaram um bom número de trabalhadores e ao longo do dia vamos fortalecer o debate em mais fábricas”, conta o diretor do Sindicato Sertorio Aparecido, que coordena o mutirão na região de Jandira e Itapevi que vai organizar 2.200 trabalhadores nas duas cidades.

O mutirão teve início na quarta-feira, 22, nas principais fábricas de Osasco quando mobilizou 3.100 trabalhadores.

DEFESA DOS DIREITOS – Nas portas das fábricas, o Sindicato esclarece a importância da Convenção Coletiva que, entre outros pontos, proíbe a terceirização das atividades fins, garante estabilidade para vítimas de acidentes e doenças do trabalho, entre outros pontos.

“A Convenção tem peso maior que a Lei. A nossa principal reivindicação é para que os direitos contidos nela sejam renovados, para blindar os metalúrgicos da precarização imposta pela reforma trabalhista”, explica o presidente do Sindicato, Gilberto Almazan.

O Sindicato também convoca os trabalhadores para que compareçam ao seminário regional que acontecem neste sábado, 25, a partir das 9h, na sede, em Osasco.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região participa da Campanha Salarial unificada organizada pela Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, que reúne outros 53 sindicatos. A data base da categoria é em 1º de novembro.