Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Osasco/SP

Ministro do Trabalho, Manoel Dias, estará na sede do Sindicato na 2ª feira

As deficiências na fiscalização vão ser uma das pautas da conversa entre movimento sindical e o ministro do Trabalho, Manoel Dias, nesta segunda-feira, 30, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, a partir das 10h.

O atraso nas fiscalizações em relação aos acidentes de trabalho e a gravidade dos fatos dificulta a punição de empresas negligentes com a saúde e segurança dos trabalhadores e a prevenção de novos problemas. A questão é pauta constante do movimento sindical, que já apresentou diversos relatórios ao ministério apontando a relação entre deficiência na fiscalização e acidentes. O déficit de auditores fiscais é de 74%, de acordo com relatório de 2014.

Em levantamento divulgado pelo Sindicato, em julho do ano passado, a constatação foi que a fiscalização demorava até 110 dias para fazer a primeira diligência a empresa, após um acidente e a notificação por parte do Sindicato.

O encontro é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão de Osasco, coordenada por Mônica Veloso, que é também secretária-geral licenciada do Sindicato.

Após a reunião, o ministro irá conhecer ações e projetos da Secretaria, como o Portal do Trabalhador e o Centro Público de Economia Solidária. Também faz parte da agenda uma reunião com o prefeito de Osasco, Jorge Lapas.

Por Cristiane Alves

ASSESSORIA DE IMPRENSA

www.sindmetal.org.br