Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Internacional

Miguel Torres participará de convenção do UAW em Detroit

O presidente da Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Miguel Torres, participará da 36ª Convenção Constitucional do United Auto Workers/UAW (Sindicato Metalúrgico norte-americano), que será realizada de 1 a 5 de junho, em Detroit, estado de Michigan, nos Estados Unidos. Ele viaja a convite do presidente do UAW, Bob King, e do tesoureiro, Dennis Williams.

Estão sendo aguardados cerca de 1.100 delegados, que irão definir a nova diretoria do Sindicato e decidir sobre assuntos de suma importância para a entidade sindical e o movimento trabalhista global.

O evento busca o comprometimento por justiça econômica global e terá como temas “Solidariedade Global”, com Bob King, “Desafios aos ataques trabalhistas nos Estados Unidos”, entre outros.

“Hoje em dia, a ameaça aos direitos trabalhistas tornou-se global, como a economia mundial, e o movimento sindical precisa estar cada vez mais unido internacionalmente na defesa não só dos direitos como também da dignidade e cidadania. Os setores empresarial e financeiro trabalham para enfraquecer os sindicatos e acabar com a legislação trabalhista de várias maneiras em seus países. A forma de combatermos essa prática é a unidade e apoio às lutas”, afirma Miguel Torres.

Faz parte da programação um tour (giro) pela História Trabalhista em Detroit, incluindo a subsede local do UAW e a região central de Detroit.

História

A principal fonte de renda de Detroit é a indústria automobilística. A cidade abriga a sede da General Motors e também da Ford.

Durante o século XIX, Detroit desenvolveu-se graças ao seu porto, e no século XX tornou-se o maior centro mundial da indústria automobilística. Na década de 70, Detroit entrou em uma recessão econômica, por causa da crescente concorrência de montadoras japonesas, fazendo com que a indústria automobilística norte-americana entrasse em dificuldades, atingindo especialmente Detroit e sua região metropolitana. Em julho de 2013, a cidade declarou falência.