Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Miguel Torres participa em Minas Gerais de ações contra acidentes do trabalho

O presidente da CNTM e vice da Força Sindical, Miguel Torres, juntou-se nesta quarta, 27 de abril, a outros líderes metalúrgicos nas ações em referência ao 28 de Abril, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. As atividades estão sendo realizadas em Mariana, Ouro Preto e Belo Horizonte, e contam também com a participação de 40 cipeiros metalúrgicos de São Paulo. 

“É um momento de reflexão para o movimento sindical e para a sociedade exigir e lutar por melhorias nas condições de trabalho”, diz Miguel Torres, que também preside o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.

Vale lembrar que a população e os trabalhadores da região também são vítimas por conta do rompimento da barragem de Fundão, em Bento Rodrigues, e do descaso da empresa e dos órgãos públicos.

Atividades

* 26 de abril, terça-feira – cipeiros visitaram os municípios de Bento Rodrigues e Mariana e viram de perto o tamanho da destruição causada pela lama da barragem.

* 27 de abril, quarta-feira – Seminário Nacional de Saúde do Trabalhador, Desafios e Perspectivas, na Faculdade de Geologia de Ouro Preto. No evento foi feita a apresentação do acordo da Samarco, Vale e BHP para as vítimas e o meio ambiente e avaliação dos efeitos do rompimento da barragem de Fundão. Às 16h, foi feita a leitura do Manifesto e um minuto de sirene em memória das vítimas de acidentes de trabalho da Samarco.

* 28 de abril, quinta-feira – Audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e solenidade em memória das vítimas do acidente de trabalho da Samarco, com participação da comunidade de Bento Rodrigues e sindicatos locais.