Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

CNTM

Miguel Torres participa de Seminário Internacional (Brasil-Itália) de Saúde e Segurança

As experiências na área de saúde e segurança dos trabalhadores brasileiros e italianos estão sendo debatidas nesta quinta-feira, 4 de abril, e sexta-feira, 5 de abril, em Praia Grande, no Centro de Lazer dos Comerciários do Estado de SP. O encontro é promovido pela Força Sindical (nacional e estadual SP) e as entidades italianas UIL (Unione Italiana Del Lavoro) e Ital.



Estão sendo debatidos temas como políticas públicas na área de saúde do trabalhador, direito cível e criminal de acidente de trabalho, avanço do tripartismo nas ações de saúde e segurança no trabalho, aposentadoria por invalidez e saúde do trabalhador e amianto.

Sete categorias serão focadas: metalúrgicos, comerciários, construção civil, alimentação, químicos, técnicos em segurança e telefônicos. A participação dos metalúrgicos é bastante expressiva, pois contou com o trabalho intenso da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM).

Miguel Torres, presidente da CNTM, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e vice da Força Sindical, esteve na abertura do Seminário, onde exaltou a iniciativa do intercâmbio Brasil-Itália e apontou a necessidade de ações mais firmes para melhorar a situação da classe trabalhadora nos locais de trabalho e acabar com os acidentes de trabalho e as doenças profissionais que, infelizmente, têm aumento no País.

“É fundamental que todos os sindicatos tenham seus Departamentos de Saúde e Segurança ou busquem apoio para impulsionar ações efetivas em busca de ambientes de trabalho cada vez mais seguros e saudáveis para a classe trabalhadora”, afirma Miguel Torres, destacando também que as centrais sindicais devem articular uma nota conjunta contra os transtornos causados pela alta programada do INSS.

“Merece destaque também a defesa que o Miguel Torres fez de uma participação mais efetiva dos sindicatos na exigência do cumprimento por parte das empresas das normas regulamentadoras”, diz Luisinho, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. Ele lembra, por exemplo, da NR-12, que é uma norma muito importante para trabalhadores brasileiros, pois prevê proteções em máquinas, sobretudo prensas. “As empresas não estão respeitando estes avanços”, critica Luisinho. 

Para Juruna, secretário-geral da Força Sindical, é preciso pensar como intensificar as ações e democratizar o acesso dos cipeiros e ativistas sindicais nas empresas para conquistar melhorias na área de saúde e segurança do trabalhador. “A unidade de ação das centrais sindicais é crucial para garantir os avanços que almejamos para a plena cidadania da classe trabalhadora, que é sinônimo também de locais de trabalho dignos, saudáveis e seguros”.

“Nosso objetivo é analisar os avanços, conquistas e o que precisamos fazer”, disse Arnaldo Gonçalves, secretário nacional de Saúde e Segurança da Força Sindical. “Entendemos que é fundamental o trabalhador ter uma proteção, saber dos riscos que corre e ter certeza de voltar inteiro para casa. O mais importante é a saúde, sem ela não tem trabalho, emprego, renda, nada”, completou Arnaldo.


Serginho, Miguel Torres e Juruna (Força Sindical)

A diretora da Federação dos Trabalhadores na Alimentação, Neusa Barbosa, reafirmou que os sindicatos não podem ficar dependendo da tutela do estado para dar vigência e fazer valer a aplicação efetiva da legislação. “Antes de discutir salário, temos que tratar das doenças ocupacionais e de locais de trabalho seguros. Temos um Ministério do Trabalho sucateado. O governo está relegando a 5º plano este ministério”.

João Scaboli, secretário de Saúde da Força Sindical/SP e da Federação dos Químicos do Estado, fez um relato dos avanços alcançados nos últimos 10 anos pelo movimento sindical, da realização de conferências, ampliação de resoluções até surgir uma política nacional de saúde e segurança no trabalho, do banimento do amianto, do benzeno, do ato inseguro, onde a culpa era toda do trabalhador. “Nossos trabalhadores não são qualificados para a questão da segurança no trabalho. Precisamos também qualificar nossos dirigentes. Queremos estar nas comissões intersindicais, intersetoriais e nos conselhos, onde se discute o papel da mulher, dos jovens, dos idosos, as doenças sexualmente transmissíveis e a saúde do trabalhador”. Segundo Scaboli, o ponto de pauta para todas as aplicações é o Plano Brasil Maior.

Mesa de abertura

• Luiz Carlos Motta, presidente da Federação dos Comerciários do Estado de SP

• João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário-geral da Força Sindical

• Gilberto De Santis, presidente do ItalUIL

• Rocco Carannante, tesoureiro da UIL

• Arnaldo Gonçalves, secretário de Saúde do Trabalhador da Força Sindical

• Sérgio Luiz Leite, presidente da Fequimfar (Federação dos Trabalhadores Químicos e Farmacêuticos do Estado de SP)

• Miguel Torres, presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo

• Neusa Barbosa, da Federação dos Trabalhadores na Alimentação do Estado de SP

• Antonio de Souza Ramalho, presidente do SIndicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Paulo

• João Donizete Scaboli, Secretário de Saúde da Força Sindical/SP

• Almir Munhoz, presidente do Sindicato dos Telefônicos

• Marco Antonio Ribeiro, presidente do Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho

• Canindé Pegado, secretário-geral da UGT (União Geral dos Trabalhadores)

• Fábio Porta, deputado italiano para América do Sul

• Hebert Passos Filho, coordenador da Força Sindical na Baixada Santista

• Antonio Silvan de Oliveira, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Químicos

Evento promovido e apoiado por: CNTM, Força Sindical, Ital Uil (central italiana), Força Sindical/SP, UGT, Fecomerciários, Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Sintesp, Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Sintetel, Fequimfar e Fetiasp 


Clique aqui e acesse a programação

Por
Val Gomes (Assessor de Comunicação da CNTM), Assessoria de Imprensa da Força Sindical e Débora Gonçalves (Assessora de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo).
Cobertura Fotográfica de Paulo Segura e Tiago Santana.