Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Centrais Sindicais

Centrais organizam dia 10 de agosto em plenária sindical ampliada no Dieese

 

Foi realizada na quarta, 25, no Dieese, em São Paulo, uma plenária sindical ampliada das centrais sindicais de preparação do 10 de Agosto, Dia do Basta! Em defesa do Emprego, da Aposentadoria e dos Direitos Trabalhistas. Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e da CNTM e interino da Força Sindical, disse que a Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora é extremamente necessária para frear as medidas neste final de governo que liquidam os direitos, os empregos e o futuro do País.

Miguel Torres criticou a nova proposta para o regime automotivo, o Rota 2030, que não estimula a criação de empregos, e as negociações de um acordo bilateral de livre comércio entre Mercosul e União Europeia que poderá causar uma nova invasão de produtos importados, queda de investimentos na indústria nacional, fechamento de inúmeras empresas (incluindo montadoras e autopeças) e demissões em massa.

Participaram da plenária: representantes das centrais sindicais Força Sindical, CGTB, CSB, CSP-Conlutas, CTB, CUT, Intersindical, NCST e UGT e de sindicatos filiados. Pela Força Sindical, além de Miguel Torres, estiveram presentes o secretário-geral da central, João Carlos Gonçalves, Juruna, a secretária Nacional de Políticas para as Mulheres, Maria Auxiliadora dos Santos, e o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, Jorge Carlos de Morais, o Arakém, entre outros dirigentes.

Como será o Dia do Basta em defesa do emprego,
da aposentadoria e dos direitos trabalhistas

O protesto será realizado em 10 de agosto em todo o País. Em São Paulo serão feitas paralisações nas empresas pela manhã e às 10 horas, um ato na avenida Paulista, onde serão distribuídos panfletos sobre o tema. No dia 2 de agosto, sindicalistas do setor de transportes (ônibus, metrô e trens) farão uma reunião em São Paulo para decidir sobre a participação deles no protesto.

“Estamos confiantes que será um grande dia de manifestações de lutas pelo Brasil com base na Agenda Prioritária, que nada mais é que a defesa dos direitos dos trabalhadores”, disse Miguel Torres, reafirmando que o objetivo é tentar convencer a população a aderir a este movimento em defesa do Brasil e dos trabalhadores. “O Dia do Basta já tem sido divulgado nas bases. O trabalhador quer isso: as centrais unidas defendendo seus direitos”.

João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário-geral da Força, falou sobre a mobilização de categorias como químicos e metalúrgicos, das categorias no Rio de Janeiro e no interior de São Paulo. Eles propôs que nos sites dos sindicatos e  das centrais o banner do Dia do Basta apareça com destaque, assim como nos jornais produzidos pelos departamentos de imprensa sindical.

Maria Auxiliadora dos Santos, representante do Fórum Nacional das Mulheres das Centrais Sindicais, sugeriu popularizar mais a Agenda Prioritária da Classe Trabalhadora e usar uma linguagem menos técnica e mais popular sobre educação, saúde e segurança para os trabalhadores.

Juruna lembrou que a Agenda não está engessada e que as entidades sindicais podem adequá-la do jeito que quiserem para se comunicarem com as categorias que representam.

Levy Gonçalves, diretor da Federação dos Químicos do Estado de S. Paulo, informou que todos os sindicatos foram informados do Dia do Basta e estão trabalhando na mobilização dos trabalhadores.

redação CNTM e Rádio Peão Brasil

Vídeos:

 

clique aqui ou na imagem acima para ampliar cartaz em pdf