Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Aposentados

Miguel Torres e Paulinho da Força lideram pressão pelo fim do fator previdenciário

Fotos Daniel Cardoso

Miguel Torres, Paulinho da Força e Lacerda junto a outros líderes sindicais

José Cruz/ABr

José Cruz/ABr


Manifestantes na Câmara dos Deputados pedem a votação do fim do fator previdenciário (PL 3299/08)

Agência Brasil

Sindicalistas de todo o País estão fazendo vigílias em Brasília para pressionar pela votação do fim do Fator Previdenciário. Na terça (20) e quarta-feira (21) as mobilizações foram realizadas na Câmara dos Deputados.

“Este é o momento de mobilizarmos toda a sociedade para acabar com esse verdadeiro assalto que o governo faz contra os trabalhadores”, afirmou Paulinho da Força, deputado pelo PDT e presidente da Força Sindical. “É um absurdo que quem trabalhou a vida inteira não tenha o direito a uma aposentadoria digna”, completou.

O Fator Previdenciário foi criado em 1998, durante o governo Fernando Henrique Cardoso e, na prática, diminui em até 40% os valores das aposentadorias dos trabalhadores. Isto significa nada menos que R$ 9 bilhões retirados todos os anos do bolso dos trabalhadores. O fim do Fator chegou a ser aprovado pelo Congresso em 2010, mas o então presidente Lula vetou o projeto.

A proposta que deve ser votada permitirá que o trabalhador opte por aposentar pela fórmula 85/95, que corresponde à soma entre idade e tempo de contribuição, para mulheres e homens, respectivamente.

Desta forma, uma mulher que completasse 52 anos e tivesse começado a trabalhar com 18, contribuindo sem intervalos, teria direito à aposentadoria integral. O projeto também prevê que caso o trabalhador contribua mais que o tempo necessário, terá direito a uma aposentadoria até maior que o salário da ativa.

Para Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, da  CNTM e vice-presidente da Força Sindical, é fundamental esta mobilização no Congresso Nacional por uma alternativa negociada que acabe com o nocivo efeito do fator previdenciário sobre as aposentadorias. “Os nossos líderes metalúrgicos retornarão a Brasília para fortalecer a Força Sindical e as demais centrais nesta mobilização de extrema importância para a sociedade brasileira. Vamos acabar com essa injustiça. Chega de arrocho nas aposentadorias!”.

Por Assessorias de Imprensa da Força Sindical e CNTM