Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Justiça do Trabalho

Miguel Torres confia no diálogo com novo presidente do TST

O presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, Miguel Torres, também vice-presidente da Força Sindical, participou ontem, em Brasília, da solenidade de posse do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Batista Brito Pereira, e disse que espera que o ministro restabeleça o diálogo com o movimento sindical, sobretudo neste momento de grandes mudanças na legislação e no mundo do trabalho.

“O TST é um dos pilares da democracia e um importante instrumento de acolhimento e defesa dos direitos legítimos da classe trabalhadora. Acreditamos que o novo presidente vai restabelecer o diálogo com o movimento sindical e desejamos a ele êxito no seu mandato e muita coragem para tomar as decisões necessárias”, afirmou Miguel Torres.

Em seu discurso de posse, Brito Pereira disse que “a prioridade, agora, é a implantação da Reforma Trabalhista na Jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, após os necessários debates e a maturação do convencimento dos ministros na comissão instituída aqui para esse fim”.

O ministro afirmou que a administração “não sonha com unanimidade, mas com unidade”… que a lei será cumprida, mas “se estiver em conflito com a Constituição, prevalece a Constituição”.

Ele credita o sucesso e o prestígio do Judiciário Trabalhista também ao Ministério Público do Trabalho, à Advocacia, às associações de magistrados, às associações sindicais, às federações e confederações profissionais e patronais. “Esperamos sempre contar com o apoio dessas entidades. As portas do Tribunal estarão abertas para recebê-las e ouvi-las, a fim de que juntos possamos pensar sobre a instituição, sobre o seu crescimento e o seu aprimoramento”.

“É o que buscamos e também esperamos”, disse Miguel Torres.

Participaram também da solenidade o  1º secretário da Força Sindical, Sérgio Leite, também presidente da Federação dos Químicos do Estado de São Paulo, Paulo Ferrari e João Carlos Gonçalves, o Juruna, secretário-geral da central.

Miguel Torres e outros sindicalistas foram recebidos pelo ministro Brito no dia 21/2