Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos da Grande Curitiba/PR

Metalúrgicos realizam assembleia hoje (10) na Renault para doar recursos a desabrigados

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC)realiza assembleia hoje (10), às 14h, na frente da fábrica da Renault, para pedir a doação de R$ 2 para cada trabalhador como ajuda às vítimas das enchentes que devastaram o Paraná no último final de semana. O dinheiro será repassado para as autoridades responsáveis pelo socorro aos desabrigados. A Renault possui atualmente cerca de sete mil trabalhadores.  Ao longo da semana, serão realizadas assembleias em outras fábricas. Amanhã na CNH, Bosch, Aker Solution e WHB, Trox, Furukawa. Até sexta, serão envolvidos 40 mil trabalhadores na Campanha.

Campanha Força Solidária
A iniciativa faz parte da Campanha Força Solidária, que a Força Sindical do Paraná lançou essa semana junto aos seus Sindicatos filiados em todo o estado. Até sexta-feira deverão ser realizadas assembleias em outras empresas, aos mesmos moldes na Renault hoje. Também estão sendo instalados postos de coleta nas empresas para arrecadar alimentos, agasalhos e outros itens que estão sendo solicitados pela Defesa Civil.

“Estamos convocando os sindicatos filiados e todos os trabalhadores para ajudar as vítimas das chuvas. Se cada um ajudar um pouquinho, isso pode multiplicar para minimizar os transtornos causados pelas enchentes”, afirma o coordenador da Campanha Força Solidária e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Sérgio Butka. 

Números
Na manhã de terça-feira, a Defesa Civil informou que 79 municípios estão em estado de emergência. Ao todo, quase 13 mil pessoas ficaram desalojadas  e 422 mil foram afetadas. Dessas, 16 mil na capital, onde mais de 3500 residências foram danificadas.  Oficialmente, já foram identificados nove mortos em decorrência das chuvas. Os dados são da Defesa Civil do Paraná, em relatório divulgado na segunda-feira.

Entre os itens solicitados pela campanha Força Solidária estão aqueles que foram orientados pela Defesa Civil. São roupas, sapatos, fraldas, produtos de higiene e limpeza e alimentos não perecíveis,  cobertores, colchões, roupas de cama e  água.

Por Agência Confraria – Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba

www.simec.com.br