Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Suzano/SP

Metalúrgicos de Suzano: assembleia aprova redução da jornada de trabalho

O Sindicato dos Metalúrgicos de Suzano conseguiu uma importante vitória para os trabalhadores nesta sexta-feira, dia 27 de setembro. Após quase um mês de negociação com a empresa Uliana, o Sindicato realizou uma assembléia com todos os trabalhadores da empresa e foi aprovada a redução da jornada de trabalho para 42 horas semanais. Outra conquista significativa é que os funcionários vão trabalhar em sábados alternados, sem redução salarial.

O presidente do Sindicato, Pedro Benites, destacou a importância da novidade: “É uma conquista importante para os cerca de 550 trabalhadores da Uliana, que a partir de agora terão mais possibilidade de investir na própria formação, além de mais qualidade de vida”, destacou o presidente.

Em campanha

Benites lembrou que os metalúrgicos suzanenses estão em Campanha Salarial, ao lado dos 54 sindicatos e cerca de 800 mil metalúrgicos que fazem parte da Federação do Estado. De acordo com ele, o Sindicato se prepara para dar início às rodadas de negociação com as empresas da região.

A pauta de reivindicações foi entregue aos representantes da Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) esta semana e, no próximo dia 2 de outubro, os dirigentes sindicais participarão de uma reunião de avaliação na Federação dos, na capital paulista.

O presidente analisa que a campanha está cumprindo seus objetivos até o momento: “Fizemos uma assembléia aqui em Suzano no dia 13 e tivemos um bom comparecimento de trabalhadores. No dia 16, fomos a São Paulo e reforçamos o ato da Federação na frente do prédio da Fiesp, na avenida Paulista. Paralelamente, estamos conduzindo bem as discussões do Acordo Regional, que abrange 80% da categoria na cidade”, comentou.

O sindicato aguarda a marcação das rodadas de negociação com os representantes das empresas da região: “Vamos debater de forma democrática e buscar o melhor para os trabalhadores”, explica Benites. Suzano possui hoje cerca de 3,7 mil metalúrgicos, que constituem uma das principais categorias na economia da cidade. A Campanha Salarial busca a reposição inflacionária do período, cláusulas sociais e buscará um aumento real para a categoria. Outras bandeiras de luta incluem a valorização dos pisos salariais, o fim do fator previdenciário, a redução das terceirizações e a diminuição da jornada de trabalho de 44 para 40 horas como bandeiras de luta.

Por Marco Aurélio Sobreiro
Assessor de imprensa