Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

CNTM

Metalúrgicos de São Paulo reivindicam transporte de qualidade e pauta trabalhista

Paulo Segura

Miguel Torres, presidente da CNTM e do Sindicato, lidera manifestação de metalúrgicos

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo organizou nesta sexta-feira, 21 de junho, um grande ato na Mooca (Ilha do Sapo), zona leste da capital, por melhorias no transporte público e na mobilidade urbana. Cerca de 4 mil metalúrgicos participam do ato, de forma organizada, sem violência e sem prejudicar o fluxo do trânsito na região.

A concentração começou às 8 horas, na Praça Lorenzetti, Avenida Arno, 146, entre as empresas Arno e Lorenzetti, na Mooca. Depois os trabalhadores seguiram em passeata por algumas vias da região (Avenida do Estado e Avenida Presidente Wilson) e retornaram ao local de origem da manifestação.

O presidente do Sindicato e da CNTM, Miguel Torres, afirmou que os trabalhadores merecem um transporte de qualidade.

“Apoiamos as manifestações que estão ocorrendo em todo o País, pois também reivindicamos melhorias urbanas que garantam uma mobilidade mais civilizada para o trabalhador não perder tanto tempo em seu trajeto até o trabalho e no retorno à sua residência”.

Miguel lembra que hoje o número de ônibus é muito pequeno com relação a um número cada vez maior de usuários.

Com relação à insatisfação popular, Miguel critica a falta de diálogo do governo federal. “O governo precisa ouvir a população, os jovens, o movimento sindical e a classe trabalhadora. Temos vários problemas para serem resolvidos: inflação, insegurança e falta de investimentos em educação e saúde. Por isso, estamos nas ruas, mobilizando a categoria metalúrgica neste momento importante de amplas reivindicações sociais no Brasil”. 

Os manifestantes carregam faixas reivindicando transporte público decente, contra a inflação, pelo fim do favor previdenciário e pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução salarial, para gerar emprego, mais qualidade de vida para a classe trabalhadora e fim dos acidentes nos locais de trabalho.

www.metalurgicos.org.br