Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de São Paulo/SP

Metalúrgicos de São Paulo realizam na zona norte 3ª assembleia unificada da Campanha Salarial 2016

Mais de 3 mil metalúrgicos participaram na região norte de São Paulo da 3ª assembleia regional unificada da Campanha Salarial 2016 do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo. Nesta assembleia, realizada no Jaçanã, em frente à fábrica Aliança Metalúrgica, o presidente do Sindicato, Miguel Torres, também presidente da CNTM e vice-presidente da Força Sindical, falou sobre os principais desafios da campanha, em busca da manutenção e ampliação das cláusulas sociais da Convenção Coletiva da categoria e de um reajuste salarial digno, e do atual cenário político/econômico do País.

“Os patrões falam em modernização das relações de trabalho, mas na prática aproveitam a crise para pressionar o Congresso Nacional e o governo por propostas impopulares, que acabam com os direitos trabalhistas, previdenciários e sociais da classe trabalhadora. Querem inclusive acabar com a NR-12, norma regulamentadora que prevê a segurança dos companheiros que trabalham com máquinas como, por exemplo, as prensas. Não vamos aceitar isto, de jeito nenhum”, diz Miguel Torres.

Para o País sair da crise, os metalúrgicos já apresentaram alternativas como a proposta de Sustentabilidade Veicular/Renovação da Frota de Veículos, que poderá gerar a médio e longo prazo milhões de empregos na importante cadeia do setor automotivo, e, juntamente com a Força Sindical e as demais centrais, defendem o documento Compromisso pelo Desenvolvimento e a Pauta Trabalhista, contando, entre outros itens, com a redução da jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas, sem redução salarial.

A assembleia de hoje foi organizada pelos diretores Adnaldo, Alsira, Curió, Chico Pança e Maloca e contou também com a presença do secretário-geral do Sindicato Jorge Carlos de Morais, o Arakém.