Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

11 DE JULHO DE 2013 - DIA NACIONAL DE LUTAS

Metalúrgicos de São Paulo participarão do Dia Nacional de Lutas

Dia Nacional de Luta com greves e mobilizações em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores

Nesta quinta-feira, 11 de julho, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes realizará protestos, paralisações e manifestações em todas as regiões da cidade.

A manifestação marca o Dia Nacional de Luta com greves e mobilizações convocado pela Força Sindical e outras centrais sindicais, e acontecerá em outras cidades do interior e outros estados.

Comandados pelos diretores e coordenadores do Sindicato, os trabalhadores metalúrgicos vão sair de diversos locais e seguir até pontos de concentração determinados em cada região.

Os presidentes do sindicato, Miguel Torres, e da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, Paulinho, vão iniciar a maratona em Santo Amaro. Às 5h30, eles estarão na Metalúrgica Prada, na rua Engenheiro Francisco Pitta Brito, 138, Jardim Promissão, zona sul.

De lá, eles seguirão, junto com os trabalhadores, pela avenida Nações Unidas em direção à Ponte do Socorro, um dos pontos de concentração de trabalhadores da zona sul.

Outros pontos de concentração:

Zona Leste: Praça Lorenzetti – Parque da Mooca

Zona Oeste: Alstom (Av. Raimundo Pereira de Magalhães, 220, Pirituba) – Ponte do Piqueri X Marginal Tietê

Zona Norte:  Passarela do Parque Novo Mundo – rodovia Presidente Dutra

Avenida Paulista: Meio-dia  – A concentração vai reunir trabalhadores de todas as regiões.

Sem respostas – A pauta trabalhista foi aprovada em 2010, na 2ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, e encaminhada a então candidata à Presidência, Dilma Rousseff. Em março deste ano, a 7ª Marcha em Brasília, que reuniu cerca de 50 mil trabalhadores, cobrou do governo e Congresso Nacional a negociação da pauta. Mas a questão não avançou.

As reivindicações da Pauta Trabalhista vão ao encontro daquelas feitas pelo conjunto da população que tem ido às ruas, já que a Pauta também inclui investimentos em saúde, melhoria do transporte público, entre outras.

“Estamos nas ruas há anos defendendo reivindicações que beneficiam não somente a classe trabalhadora, mas toda a sociedade, porque nossa pauta busca melhoria da qualidade de vida, distribuição de renda, igualdade de direitos e defesa de direitos sociais básicos”, afirma o presidente do Sindicato e da CNTM, Miguel Torres.

Em Mogi das Cruzes, o roteiro é o seguinte: 6h, concentração na empresa Tecnocurva, rua Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar, 1.500, Vila Industrial. Os trabalhadores irão, de ônibus, até a Casa do Pão de Queijo, na Mogi-Dutra, próximo à Kimberly. De lá, seguirão em passeata até a GM, na Av. Gal. Motors, 1.999, Taboão, onde se encontrarão com trabalhadores da montadora e de outras fábricas próximas e farão uma grande manifestação.

Pauta Trabalhista

• Fim do Fator Previdenciário;

• Jornada de 40 horas semanais, sem redução salarial;

• Política de reajuste para os   aposentados;

• Mais investimentos em saúde, educação e segurança;

• Transporte público de qualidade;

• Fim do Projeto de Lei 4330 que amplia a terceirização;

• Reforma Agrária;

• Fim dos leilões do petróleo.