Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de São Paulo/SP

Metalúrgicos de São Paulo aprovam reajuste de 8% com aumento real

Em assembleia realizada neste domingo, 27, no Sindicato, os metalúrgicos de São Paulo e Mogi aprovaram a proposta de reajuste salarial de 8%, correspondente à reposição da inflação mais aumento real em torno de 2,4%, abono, aumento real nos pisos e renovação de todas as cláusulas sociais da Convenção Coletiva.

O acordo aprovado vale para os grupos 10 (Fiesp), 2 (máquinas e eletroeletrônicos), 3 (autopeças), 19-3 (laminação de metais, equipamentos ferroviários e outros), fundição, Sindisider, Estamparia. A assembleia deu um prazo de mais uma semana para alguns setores patronais que ainda não apresentaram proposta e aprovou indicativo de greve, com paralisação a partir de 4 de novembro, se não houver acordo com estes setores.

“Fizemos seis reuniões regionais de mobilização com os trabalhadores e mais de 1.400 assembleias nas portas de fábrica. Esta estratégia fortaleceu os nossos dirigentes nas negociações com os patrões”, diz Miguel Torres, presidente do Sindicato, da CNTM e vice-presidente da Força Sindical.

Miguel informou também que, em paralelo à vitoriosa Campanha Salarial, o Sindicato conquistou mais de 40 acordos de redução de jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário, para gerar mais emprego e qualidade de vida para a categoria.

Campanha pela correção da tabela do IR

A assembleia aprovou também a deflagração de uma campanha pela correção da tabela do Imposto de Renda. “Se a tabela não for corrigida, o reajuste salarial conquistado vai ser engolido pelo Leão”, disse Miguel Torres.

Segundo o Dieese, a defasagem da tabela do IR chega a 62,77%, de janeiro de 1996 a dezembro de 2012. “Corrigir a tabela é uma questão de justiça social. Os reajustes salariais estão sendo corroídos pelo Imposto de Renda. Isto é um assalto, salário não é renda!”, critica o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força.

Nota de repúdio à violência contra Cel da PM

O Sindicato colocou em votação e os trabalhadores também aprovaram uma nota de repúdio à violência dos vândalos que, durante manifestação no centro de São Paulo, na sexta-feira, 25, atacaram o Coronel da Polícia Militar Reynaldo Simões Rossi e depredaram o patrimônio público e privado. Para o Sindicato, este tipo de violência atrapalha as legítimas manifestações sociais e presta um desserviço à democracia brasileira. Os trabalhadores não aceitam a violência como forma de manifestação.

Contra o aumento do IPTU e por mais transporte de qualidade

A Assembleia também criticou o aumento do IPTU proposto pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, do PT. Para o Sindicato e para os trabalhadores isto é “maldade pura”, que irá penalizar a população. Outra medida da prefeitura muito criticada na Assembleia foi a diminuição de linhas de ônibus na cidade, prejudicando principalmente a classe trabalhadora que depende deste transporte coletivo.

Sorteados

Ao final da Assembleia, foram sorteadas quatro motonetas scooters. Foram sorteados os seguintes sócios do Sindicato: Alfredo Francisco Vieira (metalúrgica Ramatec), Gilberto Francelino de Oliveira (metalúrgica PTI), André Vicente do Nascimento (metalúrgica MWM) e Milton Novaes Rodrigues (metalúrgica Schioppa). 


Presidente Miguel Torres



Miguel Torres recebe apoio do diretor da CNTM Carlos Albino,
presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão, que acaba
de lançar a Campanha Salarial na cidade goiana 


Paulinho da Força

Elza Pereira, diretora financeira

Arakém, secretário-geral

Juruna, secretário-geral da Força Sindical

Ganhadores das motonetas scooters

Fotos Jaelcio Santana e Paulo Segura