Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de São Paulo/SP

Metalúrgicos de São Paulo aprovam luta por aumento real e jornada de 40 horas

Jaélcio Santana

Assembleia foi realizada em frente à sede do Sindicato,
na Rua Galvão Bueno, neste sábado, 7 de setembro

Paulo Segura

Em assembleia realizada neste sábado, 7 de setembro, os trabalhadores metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes aprovaram a Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial 2013 a ser negociada com os grupos patronais.

Entre os mais de 152 itens da pauta, a categoria vai lutar por:

– reposição da inflação
– aumento real de salário (acima da inflação)
– redução da jornada de trabalho para 40h semanais
– valorização dos pisos salariais
– fim das terceirizaçãoes que tiram direitos

Nossos dirigentes ressaltaram para a importância da participação e mobilização da categoria até a data-base, em 1º de novembro.

Miguel Torres, presidente do Sindicato e da CNTM, alertou que os patrões vão querer jogar a crise na campanha salarial, pra não dar aumento real, e que, por isso, a categoria tem que se mobilizar. “Temos que envolver cada vez mais companheiros na luta porque só assim vamos avançar”, disse.

A Pauta deste ano reúne, também, propostas que foram apresentadas pelos trabalhadores e trabalhadoras nos encontros realizados recentemente pelos Departamentos de Segurança e Saúde, da Mulher, da Juventude e de Memória Sindical. Entre as sugestões apresentadas estão a ampliação da licença-maternidade pra toda a categoria; creche em todas as empresas, independentemente do número de funcionárias mulheres; cumprimento das normas de segurança, entre outras.

A pauta será entregue no dia 16 à Fiesp (Federação das Indústrias do Estado) e demais grupos patronais, em conjunto com os demais 53 sindicatos de metalúrgicos do Estado filiados à Federação dos Metalúrgicos do Estado e à Força Sindical.

Redução da jornada

O deputado federal Paulinho, presidente da Força Sindical, salientou que a luta este ano é por aumento real, mas que é fundamental pressionar para reduzir a jornada de trabalho. E propôs greve, se os patrões não negociarem. “Vamos pegar pra valer esta bandeira e dizer que só vamos fazer acordo se reduzirem a joirnada, ou, então, vamos parar no final do ano”, disse.

Elza Pereira, diretora de finanças, reforçou a importância de mais trabalhadores participarem da campanha. “Precisamos intensifcar a luta, senão vamos ficar na mesma. Nossa luta tem que ser maior, precisamos estar unidos para vencer, conquistar. Quando o trabalhador vem pra luta, o Sindicato fica mais forte”, afirmou.

Juruna, secretário-geral da Força Sindical, lembrou que outras categorias importantes estão em campanha neste segundo semestre e que os metalúrgicos têm a tradição de estar à frente dessa luta. “Nós temos influência nas demais campanhas. Por isto, neste 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, queremos dizer que independência se faz com o povo nas ruas, exigindo seus direitos”.

O secretário-geral, Arakém, afirmou que a campanha começa hoje e que a mobilização da categoria é que vai dizer qual o tamanho do nosso aumento salarial e garantir as cláusulas sociais da convenção coletiva. “A responsabilidade do sindicato é grande, mas a responsabilidade maior é de cada trabalhador. O Sindicato só é grande quando há grande participação dos seus trabalhadores. É assim que avançamos na luta”, disse.

A assembleia contou com a participação do secretário da Juventude da Força Sindical e diretor do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre, Jefferson Tiego. “É importante os trabalhadores estarem unidos na busca do aumnento real e melhores condições de trabalho. Juntos com o sindicato podemos construir muito para os trabalhadores”, disse.

Assembleia aprova campanha pela redução da jornada de trabalho

Durante a assembleia, Paulinho da Força disse que os projetos de interesse dos trabalhadores no Congresso Nacional estão parados, entre eles, o da redução da jornada de trabalho, sem redução de salário, e que, sendo assim, a categoria não tem que esperar pelo Congresso para conquistar direitos. “Esta é uma luta histórica nossa, temos que pegar pra valer”, disse.

Antes do final da assembleia, o presidente Miguel Torres anunciou o início de uma campanha forte pela redução da jornada de trabalho nas fábricas. A partir do dia 17, um dia depois da entrega da pauta de reivindicações aos patrões, o Sindicato começará a realizar reuniões com a categoria e os delegados sindicais em todas as regiões para mobilizar os trabalhadores e organizar as ações pela redução da jornada.

“Temos que estar preparados pra fazer muito barulho na campanha. Tudo vai depender da nossa organização e mobilização”, disse Miguel.

As reuniões serão realizadas nas seguintes datas:

Zona Sul: 20 de setembro

Zona Norte: 27 de setembro

Zona Oeste: 4 de outubro

Zona Leste: 11 de outubro

Mogi das Cruzes: 18 de outubro

Sorteio de prêmios
A diretoria promoveu um sorteio de um automóvel Celta, um microondas, quatro fogões e três refrigeradores. Foram sorteados os seguintes sócios do Sindicato presentes à Assembleia:

  • Luciana Barbosa de Araújo, da CBE Bandeirantes – Automóvel Celta.
  • Jailson Avelino da Silva, da Placasil – Microondas Consul 25 L.
  • Aparecida dos Santos Almeida, da Indusmek – Fogão Erva Doce Consul.
  • Cícero da Silva, da Lucarbon – Fogão Clean Brastemp.
  • Gilberto de Azevedo Rocha, da Lopsa – Fogão Clean Brastemp.
  • Damasio Nunes Neiva, da Saturno – Fogão Clean Brastemp.
  • José Francisco Paulino, da Climber – Refrigerador Brastemp 352 L.
  • André dos Santos Souza, da Irmãos Jarrão – Refrigerador Consul 300 L.
  • Maria Elieti da Silva Oliveira, da Tanussi – Refrigerador Consul 300 L.