Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de São Paulo/SP

Metalúrgicos de São Paulo ameaçam greve

CLAUDIA ROLLI – DE SÃO PAULO
Folha de S.Paulo

Depois de os bancários cruzarem os braços por 20 dias, agora são os metalúrgicos de São Paulo que ameaçam entrar em greve.

Neste ano, a estratégia foi definir uma data-limite (27 de outubro) para receber uma contraproposta e já avaliá-la em assembleia.

“Com ou sem proposta, a data para aceitar ou rejeitar um acordo está definida”, diz Miguel Torres, que comanda o sindicato dos metalúrgicos (Força Sindical). São 260 mil trabalhadores do setor na capital e outros cerca de 400 mil em campanha no Estado, representados pela federação da categoria.

Além da inflação acumulada de novembro até o final deste mês, os sindicatos querem aumento real (percentual não definido).

As empresas ainda não fizeram contraproposta.

O acordo assinado pelos metalúrgicos da CUT na sexta-feira, com reajuste de 8% (inflação de 6,07% mais 1,82% de ganho real), deve servir de parâmetro para as negociações dos metalúrgicos da capital.

Após greve de 24 horas, os funcionários da GM de São Caetano (ligados à Força) e de São José dos Campos (Conlutas) fecharam acordos com reajustes de cerca de 8% nos salários, além de abonos.

Clique aqui e acesse matéria na página da Folha de S.Paulo com texto em áudio