Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de São Gonçalo/RJ

Metalúrgicos de São Gonçalo conquistam 9% de reajuste para o piso de ajudante

7 de maio de 2015

A data base é março, mas só no final de abril o Sindicato dos Metalúrgicos de São Gonçalo fechou o Acordo Coletivo, que beneficia os trabalhadores da região. Após várias rodadas de negociação, o Sindicato conquistou reajuste de 9% para o piso de ajudante e 7,68% para quem ganha até R$ 2.500,00. Acima desse valor, será dado aumento fixado em R$ 192,00, sempre retroativo a 1º de março.

“A luta foi grande. Porque não foi só garantir aumento real, mas brigar pelos postos de trabalho. Estamos enfrentando em nossa região demissões em massa, como em todo o país. Foram 1.200 demissões do final do ano passado até fevereiro e elas continuam acontecendo. Puxaram o freio de mão e não sei onde vamos parar”, afirmou o presidente Felisberto Alves de Andrade.

Felisberto lembrou que enquanto o Sindicato reivindicava 10% de aumento, o patronal oferecia 3,8% de reajuste, o que fez com que o Acordo só saísse agora. O diretor tesoureiro Marco Antonio Lagos, vice presidente da Força RJ, frisou que o Sindicato dos Trabalhadores conseguiu manter todas as cláusulas sociais. “Não houve retrocessos. A PLR já foi garantida na Aliança, com pagamento de um salário extra a partir de maio/2015. Fechada a Convenção Coletiva para o metalúrgico de São Gonçalo, estão abertas as negociações paralelas para estender a PLR a outras empresas. O trabalho não para”, afirmou Marquinho da Força.

Por Rose Maria da Assessoria de Imprensa Força Sindical RJ e Marcelo Peres (Secretaria de Imprensa e Comunicação da Força Sindical do Estado do RJ)