Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Santo André e Mauá/SP

Metalúrgicos de Santo André: Acordo, após negociação direta com empresas

Depois da decretação do estado de greve pelos trabalhadores em função de o sindicato patronal, o Sindicel (do Grupo 19-3), não ter apresentado qualquer proposta salarial, as empresas Paranapanema, Prysmian, Alcoa e Novelis resolveram, finalmente, abrir negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, filiado à Força Sindical, chegando-se, então, ao fechamento de acordos por empresa.

“As discussões foram bastante difíceis, mas conquistamos os acordos, que foram aprovados pelo conjunto dos trabalhadores em assembleias”, esclarece Cícero Martinha, presidente do Sindicato.

As bases dos acordos variam por empresa. Na Paranapanema, os trabalhadores conquistaram reajuste salarial em duas etapas: 8,5% no dia 1º de novembro e 1,5% em 1º de março de 2016, sobre os salários já reajustados.

Já os trabalhadores da Prysmian tiveram seus salários reajustados em 8% no dia 1º de novembro passado. O tíquete-alimentação passou de R$ 110,00 para R$ 210,00 no mesmo mês, um reajuste de 91%.

Em assembleia, os trabalhadores da Alcoa aprovaram reajuste salarial de 10%, sendo 7% no dia 1º de janeiro de 2016 e 3% no dia 1º de maio de 2016, além de abono no total de 30%, sendo 10% pagos no dia 15 de dezembro e mais quatro parcelas de 5% cada em janeiro, fevereiro, março e abril.

O acordo fechado com a Novelis prevê reajuste salarial de 10%, sendo 7% aplicados no dia 1º de novembro de 2015 e 3% no dia 1º de fevereiro de 2016.