Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Piracicaba/SP

Metalúrgicos de Piracicaba protestam contra as reformas trabalhista e da Previdência


Nenhum direito a menos! Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região protesta em Ato contra a reforma da previdência e legislação trabalhista

Não a reforma trabalhista e da previdência e contra a terceirização. Nenhum direito a menos! Foi assim, que diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região, protestou no Ato realizado (01/04), em defesa da aposentadoria e pela manutenção da legislação trabalhista.

O manifesto organizado pelo Conespi (Conselho das Entidades Sindicais), ocorreu na praça José Bonifácio e contou com a presença do secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, José Luiz Ribeiro; do presidente da Câmara dos Vereadores, Matheus Erler; de dirigentes de várias entidades sindicais; Associação dos Metalúrgicos Aposentados; dentre outros.

A ação teve como objetivo conscientizar a população que as medidas pretendidas pelo governo federal retiram direitos, não beneficiam os trabalhadores e são um verdadeiro retrocesso nas conquistas, como impor uma idade mínima de 65 anos para aposentadoria; proibir o acúmulo de pensões; flexibilizar a CLT, com alterações em férias, FGTS, 13º salário, dentre outros.

Para o secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, José Luiz Ribeiro, “não é por que se aprovou a terceirização é que iremos desistir. Neste momento é preciso que todos estejam unidos para lutarmos contra as reformas. Conquistas já alcançadas não se perdem”, destacou.

O secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região Wagner da Silveira, Juca, em seu discurso, ressaltou a importância da mobilização e conscientização da sociedade e disse que a diretoria do Sindicato continuará intensificando os protestos nas portas das fábricas. “Esta luta é a primeira de muitas que irão acontecer. Vamos lutar até o fim para que a reforma não seja aprovada”, comentou.

A Associação dos Aposentados Pensionistas e Idosos de Piracicaba e região, engajada nesta luta, também participou do Ato. De acordo com Juraci Goes, Magal, presidente da Associação, “esta reforma irá acabar com os direitos dos aposentados e dos futuros servidores de se aposentar”, comentou.

O presidente do Conespi Francisco Pinto Filho, Chico, explicou que a realização do Ato no dia 1º de abril, foi para mostrar a população que as reformas são mentirosas e enfatizou que novos protestos e manifestação irão ocorrer. “Será um mês de abril de lutas”, disse.

Segundo José Florêncio da Silva, Bahia, presidente em exercício do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região, “É preciso ter consciência e ir as ruas protestar, pois a aposentadoria pode acabar”, destacou.

Erica Veríssimo
Imprensa