Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Piracicaba/SP

Metalúrgicos de Piracicaba participam da plenária Conjuntura econômica e Ação Sindical em Itupeva

A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba esteve presente na Plenária “Conjuntura econômica e Ação Sindical” realizada pela Federação dos Metalúrgicos, no dia 25 de julho, em Itupeva, São Paulo.

A reunião teve o objetivo de discutir temas que fazem parte do atual momento econômico do país, como desemprego, medidas provisórias, processo de terceirização, programa de proteção ao emprego, dentre outros, como também traçar diretrizes para a Campanha Salarial 2015.

Participaram também do evento o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e da Força Sindical, Miguel Torres; o presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, Cláudio Magrão; o Secretario do Emprego e relações do Trabalho do Estado de São Paulo, José Luiz Ribeiro, dentre outras lideranças sindicais de todo o estado.

O presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo Claudio Magrão, fez a abertura do evento ressaltando a importância das plenárias para uma maior intervenção dos dirigentes sindicais, devido as atuais ações do Governo Federal.

Altair Garcia, economista do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), apresentou uma análise da conjuntura do país, enfatizando questões do PIB (Produto Interno Bruto), dos itens administrados pelo governo que puxam a inflação para o alto, como energia elétrica, petróleo, água e esgoto, como também o PPE (Programa de Proteção ao Emprego), que vem se destacando por ser uma forma de contribuir para diminuição do desemprego.

Miguel Torres, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e da Força Sindical, destacou que é fundamental no momento de crise, discutir a conjuntura política e econômica, pois a grande maioria das vezes o trabalhador é o mais prejudicado.

Cerca de 600 dirigentes sindicais dos 53 sindicatos filiados a Federação se atentavam a todo o momento aos temas debatidos. Para Wagner da Silveira, Juca, secretário geral do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, no segundo semestre começam as negociações salariais e temos que lutar para que os trabalhadores tenham os reajustes garantidos.

O secretário do Emprego e relações do Trabalho do Estado, José Luiz Ribeiro, também esteve presente na plenária. “É um debate que vem a contribuir para achar diretrizes e entendimento do atual momento”, comentou.

Além da plenária estadual, as regionais vêm sendo realizadas em algumas cidades como Bauru e Piracicaba. De acordo com José Florêncio da Silva, Bahia, presidente em exercício do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, “temos que discutir os direitos do trabalhador e leva-los as portas das fábricas”, disse.

MANTENHA-SE INFORMADO – Acompanhe todas as ações da Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba pelo site: www.metalurgicospiracicaba.com.br