Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Osasco/SP

Metalúrgicos de Osasco estão na presidência do Dieese

O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região vai presidir o Dieese (Departamente de Estatísticas e Estudos Socioeconomicos) nos próximos dois anos. O diretor Antonio de Sousa foi eleito na Assembléia Nacional do Dieese, realizada entre segunda, 26, e quarta-feira, 28.

Fundado em 1955, o Dieese é hoje um dos mais importantes institutos de pesquisas do país, sendo o único a ter uma base de dados composta por estudos referentes ao perfil dos trabalhadores e aos impactos das medidas econômicas sobre o cotidiano da força de trabalho brasileira.

Daí a importância, para o Sindicato de presidir a entidade. “Hoje, o Dieese é o único instituto a prestar suporte ao governo, demonstrando os impactos de medidas para os trabalhadores, como foi o caso dos estudos sobre a redução de impostos ou do corte da tarifa de energia”, explica o presidente Antonio Sousa.

Para a gestão 2013/2014, a meta é fortalecer o atendimento ao movimento sindical e garantir a auto-sustentação do Dieese, de forma a consolidar projetos em andamento, como a Escola de Ciências do Trabalho. Trata-se de graduação voltada a questões do mundo do Trabalho.

A posse acontece em fevereiro de 2013. Essa é a segunda vez que o Sindicato preside o Dieese. A primeira foi em 2001/2002, quando Monica Veloso foi a primeira mulher a ocupar o cargo.

A presidência e secretaria geral do Dieese é ocupada por meio de rodízio entre sindicatos da Força Sindical e CUT. O Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, filiado à Força Sindical, ser escolhido para a Presidência “revela o reconhecimento a projeção nacional e o nosso papel junto a categoria metalúrgica”, avalia Antonio.

Por Cristiane Alves
Assessoria de Imprensa
Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região
www.sindmetal.org.br