Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Mococa/SP

Sindicato defende o distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras

O Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa tem como missão histórica defender os interesses da categoria metalúrgica e da classe trabalhadora em geral, atuar coletivamente pelo crescimento produtivo da cidade e região e apoiar as decisões políticas que visam o bem-estar de toda a população.

Perante o cenário difícil de pandemia do coronavírus, o Sindicato também não abre mão de defender o que considera a principal prioridade do momento: preservar a saúde e a vida de todos. A entidade apoia a decisão que tornou obrigatório o uso de máscaras em todo o Estado de São Paulo e as demais medidas de prevenção conforme os conhecimentos científicos, as orientações médicas e a experiência de outros países.

“Nos preocupa, porém, a pressão de alguns setores pelo relaxamento do distanciamento social, desconsiderando o aumento de casos e mortes pelo coronavírus e colocando a população novamente em um risco maior de contaminação”, diz Francisco Sales Gabriel Fernandes, o Chiquinho, presidente do Sindicato.

Faz todo o sentido se preocupar com a economia, diz Chiquinho, lembrando que o Sindicato está permanentemente mobilizado para preservar os empregos, os direitos, a renda e as atividades produtivas. “Ocorre que sem as efetivas medidas contra a propagação do coronavírus, são os trabalhadores e as pessoas mais vulneráveis que correm mais riscos”, diz Chiquinho, alertando que o “mercado” e o “capital” não podem decidir quem vive e quem morre durante a pandemia.

“Não há testes em número suficiente para detectar o Covid-19 e garantir que não haja contaminações, nem respiradores e outros equipamentos para atender os doentes. Com a vida e a saúde das pessoas não se brinca. As dificuldades econômicas do momento serão superadas e, com união, esforços e solidariedade, iremos retomar o caminho do desenvolvimento. Portanto, quem puder fique em casa, use máscara quando for necessário sair e proteja sua saúde e a de sua família”, finaliza Chiquinho do Sindicato.

Val Gomes
jornalista – assessor de imprensa
sind.imprensa@uol.com.br