Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Metalúrgicos de Guarulhos realizam ciclo de debates

Cláudio Omena
O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região dá sequência ao Ciclo de Formação de trabalhadores, com o tema Sindicalismo, Economia e Política.

A mais recente rodada do Ciclo aconteceu na sede da entidade, sexta, dia 12. O evento reuniu 52 trabalhadores, de 23 empresas.

Os participantes assistiram vídeo e palestras e também debateram o tema do Ciclo. Eles responderam questionário, no qual avaliam a atuação sindical, fazem propostas e apontam reivindicações.

José Pereira dos Santos, presidente do Sindicato, destaca: “Queremos ampliar o conhecimento dos trabalhadores e fortalecer a consciência participativa”. Continua ele: “Não é fácil, depois de uma semana de trabalho, vir ao Sindicato num final de sexta-feira. Os companheiros mostram que são muito conscientes”.

Palestras – O economista Rodolfo Viana, do Dieese, mostrou que os encargos sociais são bem mais baixos do que os patrões apregoam. Na palestra sobre comunicação, o jornalista João Franzin, da Agência Sindical, destacou a importância dos jornais, boletins e sites das entidades. Sobre saúde e segurança falou o diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo). Ele mostrou que a alta incidência de doenças e acidentes está ligada a um sistema de produção baseado no lucro a qualquer custo.

A próxima rodada do Ciclo de Formação reunirá, em setembro, trabalhadores de outras fábricas. Antes do final do ano, haverá encontro com todos os participantes do Ciclo 2011.

Assessor de Imprensa: João Franzin
www.metalurgico.org.br