Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de São Paulo/SP

Metalúrgicos da zona sul de São Paulo aprovam ir à greve pelo aumento salarial

Alex lider

Miguel Torres lidera metalúrgicos em assembleia na região sul de São Paulo

Centenas de trabalhadores metalúrgicos de várias empresas da região sul de São Paulo participaram da assembleia regional de mobilização da Campanha Salarial, realizada na manhã desta quarta, 14 de outubro, no canteiro central da Avenida das Nações Unidas, em frente à MWM.

Esta foi a primeira de várias assembleias que serão realizadas em todas as regiões da capital, em Mogi das Cruzes e Poá neste mês de outubro.

“Este primeiro ato aqui na zona sul tem um caráter simbólico, de lembrar que foi aqui nas décadas de 1970 e 1980 que começaram muitas greves da categoria, resgatar a nossa história e lembrar que todos os direitos hoje garantidos aos trabalhadores foram fruto da luta do movimento sindical. Nada neste País veio de graça para os trabalhadores e temos que avançar nas conquistas”, afirmou o presidente do Sindicato, CNTM e Força Sindical, Miguel Torres, lembrando da dificuldade de negociar neste momento de uma crise tão grande.

“A crise no Brasil não atinge apenas a indústria e os grandes centros, mas toda a sociedade, e é fruto de uma junção de alguns fatores: aumento do desemprego, da inflação, dos juros, da falta de confiança no governo e da corrupção. E o mais preocupante é que não temos uma perspectiva de saída”, afirmou, ressaltando a importância da categoria fazer uma grande mobilização para buscar o que lhe é de direito: o aumento salarial, a valorização dos pisos e a manutenção das cláusulas sociais da convenção coletiva de trabalho.

Votação e assembleia decisiva

Neste sentido, Miguel Torres propôs e a assembleia aprovou: se os patrões não apresentarem uma proposta digna de reajuste salarial, a categoria irá à greve. A assembleia decisiva de avaliação das contrapropostas patronais será no dia 28 de outubro (quarta-feira),  às 18h, na sede do Sindicato da categoria. “Não vamos aceitar retrocesso na nossa campanha salarial”, afirmou Miguel Torres.

Trabalho Decente

A assembleia na zona sul foi também de reivindicação pelo Trabalho Decente, comemorado mundialmente em 7 de outubro. “O trabalho decente envolve tudo o que diz respeito ao mundo do trabalho: salário digno, condições de trabalho, fim do assédio moral, pressão pela produção. Os trabalhadores ainda sofrem muitas agressões, principalmente as mulheres, o que mostra que temos muito o que avançar”, disse Miguel Torres.

A assembleia contou com a participação do presidente Secretário Nacional de Relações Internacionais da Força Sindical, Nilton Neco, também presidente do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre, que lembrou que o Brasil assinou, junto à OIT (Organização Internacional do Trabalho), o compromisso com o Trabalho Decente, e que os trabalhadores devem cobrar dos empresários, que cumpram com o que seus parceiros assinaram na OIT”.

Com data-base em 1º de novembro, a categoria metalúrgica reivindica reposição das perdas, aumento real e manutenção das cláusulas sociais da Convenção Coletiva. A campanha é unificada com outros 53 sindicatos de metalúrgicos ligados à Federação dos Metalúrgicos do Estado e à Força Sindical e envolve cerca de 750 mil trabalhadores.

Veja abaixo o calendário das assembleias:

Dia 20/10, terça-feira – Zona Leste

Assembleia às 8h, na Rua Osmano Ungaretti, Itaquera (o local fica próximo ao Atacadão da Avenida Jacu Pêssego, atrás da empresa Forusi).

Dia 21/10, quarta-feira – Mogi das Cruzes

Assembleia às 8h, na Rua Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar, 200, Vila Industrial (em frente à empresa Rinnai Brasil)

Dia 22/10, quinta-feira – Zona Oeste

Assembleia às 8h, na Rua Friedrich Von Voith, 825, bairro Jaraguá, em frente à Voith (referência:  Av. Raimundo Pereira de Magalhães com Estrada do Corredor)

Dia 27/10, terça-feira – Zona Norte

Assembleia às 8h, na Rua Freire Bastos, 89, Jaçanã, (em frente à Aliança Metalúrgica, próximo ao supermercado Bergamini)

Dia 28/10, quarta-feira – ZONA LESTE

Assembleia às 8h, na Praça Lorenzetti com Av. Arno, na Mooca