Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de São Paulo/SP

Metalúrgicos da zona norte de São Paulo protestam contra demissões

Cerca de 900 trabalhadores metalúrgicos de várias fábricas da região norte da capital participaram, nesta terça-feira (9), da 2ª manifestação da Semana de Luta pelo Emprego e Contra Demissões, promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes.

“Nosso objetivo é chamar a atenção da sociedade para esta crise sem precedentes, que está parando a produção, inibindo os investimentos e gerando desemprego. Não vamos aceitar demissões. As empresas também estão enfrentando dificuldades e queremos negociar alternativas às dispensas, porque demitir não vai ajudar em nada”, disse Miguel Torres, presidente do Sindicato, CNTM e da Força Sindical, que comandou a manifestação.

Miguel Torres disse que, não bastasse a política econômica errada, que aumenta juros e impostos e diminui o crédito, o governo federal ainda editou duas medidas provisórias que tiram direitos, como seguro-desemprego e abono do PIS, justamente num momento de aumento das demissões.

O sindicalista pediu aos trabalhadores para comunicar o Sindicato se houver ameaça de demissão na empresa. “Se a empresa não quiser negociar vamos parar e exigir a readmissão”, disse.

No  final da manifestação, os trabalhadores fizeram uma passeata, denominada ´marcha pelo emprego´, pelas ruas próximas.

Clique aqui e acesse matéria
com mais fotos da manifestação

 

Amanhã, na zona leste

Nesta quarta-feira, dia 10, a terceira manifestação pelo emprego será na zona leste. Haverá dois atos, um na Mooca, na Pça Lorenzetti, esquina com Avenida Arno, e outro em Itaquera, na Av. Jacu Pêssego, em frente ao Carrefour. Ambos a partir das 9h.

Atos da Semana

Na quinta (11), o ato será na zona sul, na Rua Engº Francisco Pitta Brito, 138, Jd. Promissão (terminal de ônibus próximo à Prada). Na sexta (12), será na zona oeste, na Av. Jornalista Paulo Zingg, 964, Jd. Jaraguá (em frente à Mecano Científica).