Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos da Grande Curitiba/PR

Metalúrgicos da Volvo dão largada às mobilizações 2013

Foto Nilton de Oliveira

Em assembleia, em porta de fábrica, na manhã desta quinta-feira (30) os metalúrgicos dos primeiro e terceiro turno da Volvo do Brasil, localizada na Cidade Industrial de Curitiba, deram o pontapé inicial nas mobilizações 2013 autorizando o Sindicato a iniciar as negociações com a empresa sobre as revindicações dos trabalhadores para o ano que se inicia.

Além das reivindicações tradicionais como a data base e a Participação nos Lucros,  também serão levantadas discussões acerca das condições de trabalho, o combate ao assédio moral, qualificação profissional e manutenção de empregos.

A Volvo tem 3.600 trabalhadores, sendo 2.200 chão de fábrica. A produção diária da fábrica é de 56 caminhões pesados, 38 caminhões leves e 8 ônibus.

A assembleia com o 2º turno acontece hoje à tarde, às 16h


CNH: Metalúrgicos reivindicam discussão imediata para as negociações de 2013


Mobilizados, os metalúrgicos da CNH aprovaram hoje (30) de manhã encaminhamento que reivindica a discussão imediata para as negociações de 2013. A decisão foi tomada em assembleia liderada pelo SMC na porta de fábrica. Os trabalhadores exigem que a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e data-base sejam negociadas separadamente.

Eles também reivindicam que a empresa apresente a previsão para a demanda de produção. “Isto serve para planejar e garantir para o trabalhador um ambiente de trabalho menos nocivo”, analisa o presidente do SMC, Sérgio Butka, sobre a relação entre produção e hora extra.

A CNH está situada na CIC (Cidade Industrial de Curitiba), emprega cerca de 2 mil trabalhadores e produz máquinas agrícolas.

 

Boscheanos iniciam mobilização de 2013 com foco na luta contra flexibilização


Metalúrgicos da Bosch iniciaram (30) a mobilização para as lutas de 2013. Durante assembleias lideradas pelo SMC na porta de fábrica os trabalhadores aprovaram encaminhamento que intensifica a luta por melhores condições de trabalho. A aprovação é uma resposta às tentativas de flexibilização da fabricante de bombas injetoras. “A todo momento a Bosch tenta explorar o trabalhador. Agora ela saiu com nova ideia de que ela pode flexibilizar tudo e disse que não precisa do Sindicato, apenas da concordância do trabalhador. Vamos denunciar e chamar a empresa para se explicar para o Ministério Público”, avisa o presidente do SMC, Sérgio Butka.

Só no final de 2012 o Sindicato protocolou no Ministério Público do Trabalho (MPT),  124 denúncias de assédio moral dos metalúrgicos da multinacional alemã.

A unidade paranaense da Bosch situada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) produz bombas injetoras para sistemas a diesel e emprega cerca de 2,6 mil trabalhadores na linha de produção e 600 no administrativo. A empresa possui mais quatro plantas no Brasil: duas em Campinas (SP), uma em Aratu (BA) e outra em Pomerode (SC). As unidades instaladas no país fabricam produtos para o mercado de reposição, ferramentas elétricas, sistemas de segurança, termotecnologia, máquinas de embalagem e máquinas industriais, além de prestar serviços automotivos para montadoras.

Saiba mais em www.simec.com.br