Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos da Grande Curitiba/PR

Metalúrgicos da Volkswagen do Paraná votam nesta segunda (17) proposta de layoff

Os metalúrgicos da fábrica da Volkswagen, em São José dos Pinhais (PR), realizarão assembleia na próxima segunda-feira (17), para debater e votar a proposta de layoff – suspensão do contrato de trabalho – negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba com a empresa com vistas a preservar os empregos de cerca de 300 trabalhadores. As assembleias serão realizadas nas entradas de turno, às 5h40 (1º turno), às 14h (2º turno) e às 22h30 (3º turno).

Os acordos de layoff são previstos no artigo 476, da Consolidação das Leis de Trabalho. Neste tipo de acordo os trabalhadores tem o seu contrato de trabalho suspenso, mas continuam na ativa realizando curso de qualificação profissional e recebendo o seguro desemprego. A empresa complementa o restante do salário, com garantia de manutenção do emprego. Essa foi a forma proposta pelo Sindicato para buscar preservar os empregos dos trabalhadores da planta (veja os detalhes da proposta mais abaixo).

Falta de estratégia da Volks prejudicou fábrica do Paraná

Para o Sindicato, a demora da Volkswagen em anunciar e realizar investimentos e trazer novos produtos para a planta de São José acarretou em perda de competitividade e mercado para a montadora no Brasil.

“A fábrica de São José sempre se destacou em volume de produção da outras plantas do Brasil. Porém, é a ultima a receber investimentos e novos produtos, o que, a nosso ver, prejudicou a competitividade, a busca de mercado e os trabalhadores que, agora, vão ter que aderir a esse layoff para não perder seus empregos. Tudo por falta de estratégia da empresa, que insiste em não reconhecer a qualidade da mão de obra do trabalhador paranaense”, afirma Sérgio Butka, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba.

A planta de São José dos Pinhais possui 3.400 trabalhadores, sendo 2.400 do chão de fábrica divididos em três turnos de trabalho (800 cada turno). Atualmente a fábrica está  produzindo 640 veículos por dia (a capacidade é de 870/dia). Os modelos fabricados são o Fox, o Crossfox e o Spacefox.  Em 2015, estão previstas o início da produção do Novo Golf, do Audi A3 Sedã e Audi A3Q3.

Conheça a proposta de layoff

Se a proposta de layoff  for aprovada pelos trabalhadores, todos os que se encaixarem nesta situação  passarão três meses realizando cursos de qualificação dentro da própria fábrica e recebendo seguro desemprego mais o complemento salarial da empresa.

Além disso, o Sindicato exigiu e garantiu que todos os trabalhadores tenham a direito a todos os benefícios de um contrato de trabalho normal como INSS, 13º salário, férias, Participação nos Lucros e Resultados, além de 8% de FGTS (direitos que não são obrigatórios em acordos de layoff).

O que acordo será aplicado a 150 trabalhadores, podendo ser aplicado para mais 150.

Por Agência Confraria – Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba

Coordenador: Glaúcio Dias 

Texto: Nilton de Oliveira Pinto

Site: www.simec.com.br