Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos da Grande Curitiba/PR

METALÚRGICOS DA GRANDE CURITIBA PROTESTAM EM REPÚDIO À PRISÃO INJUSTA DE LULA

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) esteve na porta de três das principais fábricas da cidade durante toda à tarde desta sexta-feira (06) liderando os trabalhadores em um grande protesto contra a injusta prisão do ex-presidente Lula, decretada por Sérgio Moro na quinta-feira (05).

Os protestos reuniram milhares de trabalhadores da Bosch, Renault e das empresas do PIC da Audi, paralisando a produção nestas empresas por pelo menos 3 horas. Na Renault, os trabalhadores também bloquearam a BR-277 no sentido Paranaguá por pelo menos cerca de 1 hora. Na Bosch, os metalúrgicos pararam a marginal da rodovia em forma de protesto.

“O motivo principal dos nossos protestos é a injusta prisão do Lula, mas é importante lembrar que não é só isso. Estamos aqui também defendendo a nossa Democracia. Hoje estão prendendo uma das figuras mais importantes mundialmente quando o assunto é luta da classe trabalhadora. Se ficarmos calados diante dessa injustiça, estaremos deixando uma porta perigosa se abrir até para a volta de uma Ditadura”, resume Sérgio Butka, presidente do SMC.

De acordo com Butka, o julgamento, condenação e decreto de prisão tão acelerados só reforça o fato da justiça brasileira estar a serviço da direita conservadora e do grande capital. “Isso tudo foi feito dessa forma para impedir que o Lula se candidate e retome um projeto de crescimento do povo e dos trabalhadores”, completa o presidente.

Santos Andrade

Os metalúrgicos da Grande Curitibam também engrossam o ato em apoio ao ex-presidente que ocorreu no início da noite desta sexta-feira (6).