Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de São Paulo/SP

Metalúrgicos aprovam abono, reajuste e conquistas da Convenção Coletiva

Os metalúrgicos aprovaram em Assembleia Geral na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, na Liberdade, nesta sexta, 29 de outubro de 2021, a proposta negociada com o grupo patronal 3 (autopeças) que também servirá como parâmetro para os demais grupos patronais na Campanha Salarial 2021 em andamento.

  • abono de 26% – 13% em novembro e 13% em dezembro de 2021.
  • renovação das conquistas da Convenção Coletiva de Trabalho.
  • correção do piso salarial.
  • reposição da inflação a partir de janeiro com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do período.

A Assembleia foi coordenada pelo presidente do Sindicato, Miguel Torres, e pelo secretário-geral Jorge Carlos de Morais, o Arakém, com presenças dos diretores e diretoras do Sindicato e equipes.

Miguel Torres

Miguel Torres, também presidente da Força Sindical e da CNTM, destacou a unidade da categoria metalúrgica com o Sindicato nestas importantes conquistas da campanha salarial, ainda em um período difícil de crise e de alto custo de vida, e lembrou que o movimento sindical atuante e representativo é essencial para a classe trabalhadora e para a sociedade em geral.

“O sindicalismo surgiu para combater a exploração e as injustiças, numa sequência histórica desde a 1ª greve geral no Brasil, em 1917, até os dias de hoje. No enfrentamento à reforma trabalhista de 2017, garantimos os direitos das trabalhadoras gestantes e lactantes e a gratuidade na Justiça do Trabalho para os mais humildes; revertemos no Senado Federal a MP 1045 que se fosse aprovada como foi na Câmara Federal iria diminuir e muito a renda e os direitos dos trabalhadores. Temos agora o desafio de impedir que a reforma administrativa da PEC 32 destrua os serviços públicos essenciais para a população”, disse Miguel Torres.

Ele também falou sobre o atendimento humanizado do Centro de Referência e Atenção à Família Metalúrgica, na Rua do Carmo, agora sob a coordenação da diretora Cristina, anunciou a futura reativação do Centro de Lazer da Família Metalúrgica de Praia Grande e defendeu nas próximas eleições o voto em mais representantes dos trabalhadores nos governos e parlamentos (Congresso Nacional e Assembleia Legislativa).

Nesta mesma linha, falaram o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, o deputado federal Paulinho da Força e o secretário-geral do Sindicato Arakém.

A Campanha dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes é unificada com outros 53 sindicatos filiados à Federação dos Metalúrgicos, representando cerca de 800 mil trabalhadores, com data-base em novembro, em todo o Estado de SP.

Miguel Torres: “para a classe trabalhadora só a luta faz a lei. Parabéns aos metalúrgicos que têm história, consciência de classe e muita garra para lutar coletivamente com o Sindicato e conquistar”

Arakém: “lutamos contra a atual política econômica que só traz retrocessos e não gera emprego e contra os ataques aos direitos da classe trabalhadora”.

Paulinho da Força: “Precisamos eleger Lula presidente e um Congresso Nacional com mais representantes da classe trabalhadora e resgatar a nossa pauta pela valorização do salário mínimo, valorização das aposentadorias, pelo trabalho decente com direitos para todos, recuperar as perdas de 130% no FGTS, garantir a existência do movimento sindical atuante e fazer o Brasil crescer e se desenvolver novamente”.

Diretor Carlão: “nossa história é comprometida com a classe trabalhadora e sem Sindicato não há justiça social nem cresciemtno econômico”.

Juruna: “só conquista quem dá a mão para o outro. Este é o caminho da unidade e de conquistas do Sindicato para a categoria ter melhores salários e melhores condições de trabalho. Agradeço por pertencer à categoria metalúrgica”.

Miguel, Carlão e Arakém