Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos da Grande Curitiba/PR

Metalúrgico da Bosch Curitiba completa amanhã 80 dias em protesto contra assédio moral


Trabalhador está acampado na frente da empresa desde o dia 11 de março

80 dias de resistência para protestar contra o assédio moral na Bosch. Amanhã, o metalúrgico Cristiano Pereira completa todo esse tempo acampado em frente à empresa em protesto contra sua demissão por ter cobrado melhorias no ambiente de trabalho. Ele denunciou que havia trabalhadores tendo de operar de três a quatro máquinas sozinhos e foi demitido por isso como retaliação. Além disso, Além disso, a Bosch estaria perseguindo dirigentes sindicais e cipeiros visando tentar intimidar os trabalhadores. 

No último dia 13 de maio, em audiência na Justiça do Trabalho, a Bosch foi questionada pelo juiz sobre o aumento do número de processos de trabalhadores contra a empresa  ultimamente. 

“Machões de cozinha”
A empresa continua utilizando a chefia e o administrativo para assediar os trabalhadores do chão de fábrica através das redes sociais e mensagens de celular. Trabalhadores denunciaram que  a chefia tem pressionando para que entrem em confronto com o Sindicato. Mensagens com esse teor foram encaminhadas ao Sindicato que já está tomando as providências cabíveis junto à justiça.  Nelas, os trabalhadores são constrangidos a estar na porta de fábrica para “irem para cima do Sindicato”, conforme uma das mensagens. 

Segundo um trabalhador, que não quis se identificar, a chefia tem pressionado muito. “Eles falam pra gente ir lá provocar o sindicato, mas eles mesmos não tem coragem para isso. São uns machões de cozinha. Está bem difícil”, diz o metalúrgico.

Outro trabalhador que também não quis se identificar denuncia que “estão nos empurrando um abaixo assinado para tirar o sindicato da frente da Bosch! Estamos sendo coagidos a assinar! Mas no regulamento interno, a Bosch proíbe abaixo assinados em sua planta”, questiona. 

“Morri na Bosch”
O Sindicato tem produzido vídeos com os trabalhadores da Bosch, vítimas de assédio moral. São relatos impactantes onde é mostrado como a empresa age quando trata com os trabalhadores. Clique aqui e ouça um relato de um trabalhador que, mesmo após dez anos de  sua demissão ainda sente os efeitos do Assédio Moral sofrido na Bosch. 

Entidades repudiam atitude da Bosch

Diversas organizações  sindicais e de defesa dos direitos dos trabalhadores já emitiram notas de repúdio contra as práticas antissindicais e contra o direito à liberdade de organização dos trabalhadores, previstos na Constituição Federal. 

Sofre assédio moral? Denuncie!
Se você, trabalhador, sofre ou presenciou casos de assédio moral, pressão, humilhações, ameaças ou perseguições na Bosch. Não se tenha medo, procure o Sindicato ou acesse o blogwww.ssediomoralnabosch.com.br e faça sua denuncia de forma anônima.