Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Mercado de trabalho paralisado

 

A crise paralisou o mercado de trabalho metropolitano. A taxa de desemprego apurada pelo IBGE em abril ficou em 8,9%, estável em relação a março (9%) e a abril do ano passado (8,5%).

 

Segundo o instituto, não houve variação estatisticamente significativa no indicador. “A crise não piorou, mas estabilizou o mercado de trabalho em relação ao ano passado. O mercado está se mantendo, mas não está se desenvolvendo”, avalia o gerente da pesquisa, Cimar Azeredo.

 

A indústria fechou 105 mil vagas em abril e foi a principal responsável pelo aumento de apenas 0,2% no número de ocupados nas seis regiões pesquisadas pelo IBGE no mês ante igual período do ano passado, a menor alta da série histórica da pesquisa, iniciada em 2002.

 

Azeredo considera preocupante o fato de que a população economicamente ativa (acima de 10 anos de idade) esteja, pela primeira vez na pesquisa, crescendo acima do número de ocupados. “Estamos diante de um mercado de trabalho que não gera postos, não houve melhora nem piora, o mercado não evolui”.


O número de ocupados somou 20,91 milhões nas seis regiões em abril, com queda de 0,2% ante março e aumento de 0,2% ante abril de 2008. Ambas as variações são consideradas como “estabilidade” pelo IBGE. O número de desocupados (sem trabalho e procurando emprego) totalizou 2,046 milhões, com queda de 1,7% ante março.

 

 

 

 

 

 

 

     

 

 

 

 

 

     

 

 

 

 

 

     

 

 

 

 

 

 

Fonte: JT