Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Osasco/SP

Livro contra trajetória de sucesso na inclusão de pessoas com deficiência

A história da inclusão de pessoas com deficiências nas metalúrgicas da região de Osasco está registrada na mais nova publicação do Espaço da Cidadania, chamada “Relatos da Inclusão: Trabalhadores com deficiência no setor metalúrgico de Osasco e Região”, lançada na noite de quinta-feira, 21, na sede do Sindicato.

A trajetória de luta, convencimento e fiscalização, que levou as metalúrgicas da região chegarem ao índice de 104,6% no preenchimento das vagas geradas pela Lei de Cotas (lei 8.213/91) conta com o respaldo de inúmeras reportagens da grande mídia, que contribuiu para divulgar e envolver novas empresas com o compromisso pela inclusão. “A publicação procura retratar que é possível e que há espaço para a inclusão, desde que haja boa vontade para contratar e fazer as diversas adaptações necessárias”, avalia o presidente do Sindicato, Jorge Nazareno.

O lançamento fez parte do encontro de encerramento do 37º Ciclo de Debates, que lotou a sede e contou com protagonistas vários protagonistas da história de inclusão na região. Uma delas foi Lucíola Rodrigues Jaime, que, na Gerência Regional do Trabalho, em 2003, aplicou a primeira multa pelo não cumprimento da Lei de Cotas , no Brasil. Ela aproveitou para propor um novo desafio: criar um Centro de Apoio ao Trabalhador com Deficiência na região, com o apoio do poder público, sindicatos e empresas. “Para fazer a reabilitação, para que as empresas possam buscar pessoas com deficiência para contratar e para que as pessoas com deficiência tenham acesso às tecnologias de inclusão”, explicou. Na visão de Lucíola este Centro seria “um local em que a pessoa com deficiência se sentiria em casa”. A ideia contou com o apoio de todos os presentes.

A publicação está disponível aos interessados, que precisam entrar em contato com o Espaço da Cidadania, pelo tel: 3685-0915 ou pelo e-mail ecidadania@ecidadania.org.br.