Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de São Paulo/SP

Justiça garante desaposentação de metalúrgico

Jonny Ueda

Dra. Cristina, Arakém e o aposentado João Batista

A 2ª Vara Federal de Mogi das Cruzes acolheu ação proposta pelo Sindicato em nome de um metalúrgico aposentado e mandou o INSS cancelar a aposentadoria atual e conceder uma nova computando as contribuições feitas por ele após a concessão do primeiro benefício. É a chamada desaposentação, que está sendo aceita pela Justiça, que vem recebendo milhares de processos de aposentados de todo o Brasil.

A juíza Adriana Freisleben Zanetti, da 2ª Vara, concedeu também a tutela antecipada, ou seja, que o trabalhador receba o novo benefício, independentemente da decisão final a ser dada pelo Supremo Tribunal Federal.

A decisão beneficia o ex-soldador João Batista dos Santos, de 62 anos de idade, que trabalhou mais 14 anos após se aposentar, em 1997. “Quando eu me aposentei, vi que o valor era bem menor que o meu salário e que não ia dar pra parar de trabalhar, então continuei trabalhando e contribuindo”, disse ele. Ele vai passar a ganhar 1,8 vezes mais.

Para o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, Jorge Carlos de Morais, o Arakém, a decisão é uma vitória e a primeira de muitas. “A lei atual não é benéfica, porque o trabalhador perde quase metade do salário quando se aposenta e perde depois que se aposenta, porque não temos uma política de correção justa das aposentadorias. Por isso, o Sindicato também briga pelo fim do fator previdenciário”, disse.

João Batista afirmou que se aposentou ganhando o equivalente a 7,5 salários mínimos e que, hoje, ganha o equivalente a três mínimos.

“Esta é uma decisão judicial inovadora e dá muita esperança. Os aposentados sempre vêm ao sindicato perguntando se não tem um jeito pra melhorar o benefício. A Justiça está respondendo”, disse Maria Cristina Degaspari Patto, advogada especialista em Previdência Social, que defende esta e centenas de outras ações de aposentados metalúrgicos.

Para Miguel Torres, presidente do Sindicato e da CNTM/Força Sindical, o Sindicato defende o aumento de salário do trabalhador da ativa, mas também luta pela valorização das aposentadorias. Esta reivindicação está na Pauta Trabalhista porque queremos uma política de valorização das aposentadorias”, disse.

Acesse www.metalurgicos.org.br