Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

IndustriALL

Jovens da IndustriAll participam na Argentina de intercâmbio de experiências sindicais


Jovens da América Latina e Alemanha participaram do Intercâmbio Internacional para a formação da juventude das afiliadas da IndustriAll. O encontro foi realizado de 5 a 11 de junho, em Buenos Aires, Argentina, e constituiu-se um grande avanço

Cerca de 35 jovens de 10 nacionalidades diferentes se reuniram no centro de recreação filiados a IndustriALL, SMATA, para participar da quinta edição do ciclo 2015-2017 do projeto educativo pensado para jovens com menos de 30 anos. Este é promovido pela IndustriALL Global Union, juntamente com a Fundação Friedrich Ebert (FES) da Alemanha, em colaboração com o sindicato IG METALL do mesmo país, e os sindicatos de trabalhadores da indústria da Argentina e Brasil.

Destes, 25 jovens foram indicados pelas afiliadas dos setores têxtil, químico e metalúrgico da IndustriALL da América Latina, e 10 da Alemanha. Por sua vez, dos 35 participantes do projeto 15 são jovens mulheres, com uma participação total de 43% do sexo feminino.

“Foi uma experiência muito agradável e significativa. Considero que é muito importante que os sindicatos do setor na Argentina estão construindo espaços para a juventude dentro de seus sindicatos e aos poucos também geram espaço para a participação afiliadas Tenho grande aprendizado para difundir em meu país”, assegurou Mariela Sanchez do sindicato dos mineiros, afiliada à IndustriALL no México.

Durante a semana, os sindicatos na Argentina promoveram debates onde os jovens dialogaram sobre a história do movimento sindical argentino, o modelo de organização sindical, as estruturas no local de trabalho a nível regional e nacional, negociação e negociação coletiva, e planejamento e execução das mobilizações. Também visitaram a empresa TOYOTA e SIDERCA, onde conheceram sobre o trabalho dos delegados no local de trabalho.

Por sua vez detalharam quais são as políticas de educação sindical e profissional, as obras sociais (hospitais mantidos e gerenciados pelos sindicatos) que os sindicatos realizam, aspectos sobre a afiliação, o financiamento sindical e, finalmente, quais são os desafios na organização de jovens e mulheres nos sindicatos.

“Tive a oportunidade de participar e contribuir com sugestões com o objetivo de encaminhar ações que contribuam para a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Certamente terminei o intercâmbio muito mais enriquecido de conhecimento, o que me permitirá multiplicar los em novos ideais para os jovens”, expressou Thiago Pereira Fonseca representante da CNTM-Forca Sindical do Brasil, afiliada a IndustriALL.

Finalmente os jovens e seus sindicatos, como parte do compromisso de participar do projeto, apresentaram os seus planos de ação sindical e avanços de seus projetos de organização da juventude em seus sindicatos.

“Acreditamos que a semana foi muito proveitosa para a continuação do projeto. Tivemos críticas construtivas e podemos melhorar em relação a ação sindical, global e juntos articular formas de luta contra os monopólios do capitalismo”, disse Walter Javier Piriz da UOM, afiliada da IndustriALL na Argentina.

Como Piriz, os coordenadores do projeto asseguraram que houve avanços nos projetos iniciados em 2012 e que as ações propostas foram bem definidas e ajudam a potencializar a estratégia da IndustriALL destinada a juventude.

“Este projeto é um bom exemplo de solidariedade e cooperação entre nossas afiliadas na região e na Alemanha para chegar a implementar políticas de organização da juventude, que foram construídas e aprovadas pelas afiliadas da IndustriALL na América Latina e no Caribe nos últimos 3 anos “

Fonte: IndustriALL – Tradução e adaptação: Roberto Anacleto

Matéria original: http://www.industriall-union.org/es/jovenes-de-industriall-intercambian-experiencias-sindicales-en-argentina