Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Piracicaba/SP

José Luiz Ribeiro relembra as lutas da categoria

Mateus Medeiros

O Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, numa iniciativa do presidente do Sindicato e vereador José Luiz Ribeiro, celebrou em grande estilo essa data na última sexta-feira, dia 19, em Sessão Solene na Câmara Municipal de Piracicaba, homenageando 11 trabalhadores metalúrgicos que se destacaram na profissão e na sociedade aos quais foi conferido o diploma de ”Metalúrgico do Ano”.

Em seguida, a diretoria do Sindicato ofereceu um jantar na sede campestre do clube da categoria. Cerca de 600 convidados compareceram ao evento conduzido pelo Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e vereador José Luiz Ribeiro, para comemorar a data e homenagear os Destaques do Ano, eleitos pela própria diretoria do Sindicato.

O evento contou com a presença de autoridades da cidade, entre elas o prefeito Gabriel Ferrato e os vereadores Matheus Erler, Francisco Almeida e Pedro Cruz. O presidente da Elring Klinger do Brasil, Hans Eckert , e os diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba entregaram a homenagem aos trabalhadores.

José Luiz Ribeiro relembrou em seu discurso das lutas e conquistas dos direitos do trabalhador metalúrgico ao longo dos anos e destacou Piracicaba como sendo a pioneira na conquista do PLR. Segundo ele, 90% das indústrias em Piracicaba oferecem café-da-manhã, refeição, vale transporte e convênio médico, entre outros benefícios. “Tudo isso conquistamos com muito trabalho, muita luta e, sobretudo, com a união dos companheiros metalúrgicos”, disse o Presidente.

José Luiz acrescentou que não só questões trabalhistas entram na pauta do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba; o sindicato participa ativamente das questões sociais e políticas objetivando contribuir para uma sociedade mais justa e digna.

“Participamos de grandes manifestações, como a campanha no processo da constituinte – de 1986 a 1988, no movimento “cara-pintada”, campanhas do agasalho, da fome, entre outros temas sociais que são preocupações constantes do sindicato”, discursou José Luiz. O presidente do Sindicato disse ainda que uma de suas principais lutas agora é a garantia dos direitos da mulher metalúrgica, por salário justo e qualidade de vida; lembrou, também, que ainda há muito o que conquistar para os aposentados e pensionistas.

“Quero parabenizar os companheiros homenageados que hoje representam todos os metalúrgicos de nossa cidade e de nosso País. Hoje é um dia muito especial para todos nós. Viva os Metalúrgicos!”, encerrou José Luiz Ribeiro.

(Texto: Elaine Medeiros / Foto Mateus Medeiros)
 www.stmp.org.br