Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

CNTM

Jornalista Eugênio Bucci participará do Encontro de Comunicação da CNTM

O jornalista Eugênio Bucci, professor da ECA-USP e da ESPM, será um dos palestrantes do 3º Encontro de Comunicação da CNTM.

O evento será realizado nesta quinta-feira, 23 de maio, das 8h às 18h, na sede da Força Sindical em São Paulo (Rua Rocha Pombo, 94, Bairro Liberdade), com participação de dirigentes sindicais e assessores de imprensa das entidades filiadas à CNTM.

A palestra de Eugênio Bucci, com o tema “Imprensa, Democracia, Liberdade de Expressão e Novos Caminhos para o Jornalismo”, será às 10h.

Confira a programação completa em www.cntm.org.br  

Perfil Eugênio Bucci

Eugênio Bucci, jornalista, graduado em Comunicação Social e em Direito pela Universidade de São Paulo, é doutorado pela Escola de Comunicações e Artes da USP, onde atualmente é professor de graduação e pós-graduação. Dirige o curso de pós-graduação em Jornalismo na ESPM.

Escreve quinzenalmente para o jornal O Estado de S.Paulo e para a revista Época.

Integra o Conselho Consultivo da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), o Conselho do Instituto Vladimir Herzog, o Conselho Editorial da revista Interesse Nacional e o Conselho Editorial da Revista da Pesquisa Fapesp.

É autor de Brasil em Tempo de TV (São Paulo: Editora Boitempo, 1996), Sobre Ética e Imprensa (São Paulo: Companhia das Letras, 2000), Do B (Rio de Janeiro: Editora Record, 2003), Videologias(São Paulo: Boitempo, 2004, em parceria com Maria Rita Kehl), Em Brasília, 19 horas (Rio de Janeiro: Editora Record, 2008) e A Imprensa e o Dever da Liberdade (São Paulo: Editora Contexto, 2009), entre outros livros.

Foi editor da revista Teoria e Debate (de 1987 a 1991), diretor de redação de Superinteressante (de 1994 a 1998) e Quatro Rodas (entre 1998 e 1999). Foi conselheiro da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura, de São Paulo), colunista do “Caderno 2”, de O Estado de S. Paulo, da revista Veja, do Jornal do Brasil e da Folha de S. Paulo.

Foi Secretário Editorial da Editora Abril (de 1996 a 2001) e presidente da Radiobrás (de 2003 a 2007). Presidiu também a Arnaspal (Associação de Rádios Nacionais de Serviço Público da América Latina) de 1º de janeiro a 1º de dezembro de 2005. É autor, juntamente com Marco Chiaretti e Ana Maria Fiorini, de “Indicadores de qualidade nas emissoras públicas – uma avaliação contemporânea”.

Recebeu, entre outros, o Prêmio Luiz Beltrão, ano de 2011, na categoria Liderança Emergente, concedido pela Intercom e, em 2012, o Prêmio Excelência Jornalística, na categoria Opinião, da SIP (Sociedad Interamericana de Prensa).