Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Guarulhos/SP

Indústria forte é destaque em Seminário dos Metalúrgicos de Guarulhos

O segundo dia do Seminário de Avaliação e Planejamento do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região foi aberto na quinta-feira (12) com palestra do diretor técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), Clemente Ganz Lúcio. Ele relacionou medidas que favoreceram a geração de empregos e valorizou a política de recuperação do salário mínimo.

Ganz Lúcio defendeu a construção de uma base industrial sólida como prioridade dos brasileiros. “Essa tarefa coloca um desafio político ao sindicalismo. É a disputa pelo centro da política econômica, que deve ser desenvolvimentista”, afirmou.

Pereira – O presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos, reafirmou a defesa da democracia como conquista importante para o sindicalismo. “Em qualquer regime autoritário, fardado ou não, as liberdades que as entidades sindicais precisam para defender os interesses dos trabalhadores desaparecem”, ressaltou.

Atividades – Os dois primeiros dias foram destinados a palestras e debates. Ontem (11), o diretor da empresa Costa&Parra, Eduardo Parra, falou sobre planos de saúde; e o historiador, escritor e comentarista político Marco Antonio Villa pregou o fim da corrupção e disse que os trabalhadores precisam lutar por seus direitos. Nesta tarde, o tema foi “Comunicação sindical na era digital”, com J. A. Tiradentes e Átila Duque, ambos profissionais de imprensa.

O evento acontece até sexta (13) no Hotel-fazenda Vista Linda, em Vargem, quando será debatido documento com resoluções, a “Carta do Seminário”, que servirá de roteiro à ação sindical em 2015. O tema é “Direitos. Emprego. Indústria Forte!”.

Por Assessoria de imprensa:
João Franzin e Titico

www.metalurgico.org.br