Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Coronavírus

Hora de negociar com as empresas e garantir a saúde e os direitos dos trabalhadores

Miguel Torres, presidente da Força Sindical, da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, destaca a importância da solidariedade e da ação sindical no combate ao coronavírus e na defesa coletiva dos empregos, direitos e renda da classe trabalhadora.

“Precisamos nos antecipar, abrindo negociações com as empresas para garantir aos trabalhadores o isolamento social recomendado pelo Ministério da Saúde, a renda da classe trabalhadora, a saúde e a vida de todos. Precisamos também continuar exigindo medidas sérias do governo de proteção à economia brasileira”, diz Miguel Torres.

Nesta terça, 24 de março de 2020, será encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação direta de inconstitucionalidade (ADIN) contra a agora MP 928 do governo.

Esta nova MP, mesmo revogando o dispositivo da MP anterior, a 927, que autorizava suspensão de empregos sem pagamento de salário por quatro meses, ainda é autoritária, antidemocrática, antissocial e antissindical e deveria ser devolvida pelo Congresso Nacional.

A MP 928 estimula a negociação individual entre empresa e trabalhador em um momento em que as decisões coletivas, com participação do movimento sindical, são ainda muito mais essenciais: para garantir, nas necessárias medidas de prevenção ao coronavírus e por intemédio das negociações coletivas a saúde, a segurança e os direitos dos trabalhadores.