Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Centro de Memória Sindical

Grupo de Trabalho debate Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical

Sindicalistas promovem ato para iniciar as atividades públicas do Grupo de Trabalho “Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical” da CNV

No dia 22 de julho será realizado em São Paulo, um Ato Sindical Unitário com 10 Centrais brasileiras para iniciar as atividades públicas do GT. A data foi escolhida pelo sentido simbólico da ação unitária sindical na Greve Geral de 1983, que completará 30 anos no dia 21 de julho.

O Ato é convocado pelo Coletivo Sindical de Apoio ao Grupo de Trabalho “Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical”.

O evento será aberto por dois dirigentes da greve geral de 83, Jair Meneguelli e Arnaldo Gonçalves que à época eram Presidente da CUT e Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santos respectivamente.

A mesa contará com a coordenadora da CNV, Rosa Cardoso, também responsável pelo GT “Ditadura e Repressão aos Trabalhadores”, Paulo Vannuchi, membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, e José Luis Del Roio, presidente do Instituto Astrogildo Pereira. Terão assento e voz os representantes das 10 Centrais Sindicais que compõem o Coletivo de Apoio ao GT.

Serão exibidos vídeos curtos de representantes de diferentes categorias de trabalhadores que tiveram protagonismo na luta contra a Ditadura: (Qualificação das lideranças à época)

Carlúcio Castanha Júnior (in memoriam) – integrante da Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo (OSM-SP) e membro da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT);

Derly José de Carvalho – um dos fundadores do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo;

José Ibrahin (in memoriam) – presidente (cassado) do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco na época da greve de 1968.

José Maria de Almeida – metalúrgico de Santo André;

Nair Goulart – Diretora do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo;

Raphael Martinelli – liderança nacional dos ferroviários e do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT);

Vital Nolasco – Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo;

A Greve Geral de 1983 levou, em plena ditadura, três milhões de trabalhadores às ruas. Contou com a adesão de 35 entidades sindicais e de associações de funcionários públicos. Diversos setores da sociedade — estudantes, partidos de esquerda, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), entre outros — se solidarizaram com os trabalhadores, manifestando publicamente suas posições.

REUNIÃO E COLETIVA AMANHÃ – O coletivo de apoio realizará, em São Paulo no dia 16 de julho, a partir de 9h30, sua quinta reunião de trabalho com Rosa Cardoso. Após a reunião, integrantes do GT e a coordenadora da CNV concedem entrevista coletiva no Gabinete da Presidência da República em São Paulo sobre o andamento dos trabalhos e o ato do dia 22.

Para a coletiva é necessário credenciar-se até as 16h, enviando e-mail para comunicacao@cnv.presidencia.gov.br

SERVIÇO:

O quê: Ato Sindical Unitário de inauguração Pública das atividades do GT “Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical”
Realização: Coletivo Sindical de apoio ao Grupo de Trabalho “Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical” da Comissão Nacional da Verdade
Quando: 22 de julho de 2013
Horário: 9h
Local: Sindicato Nacional dos Aposentados

Endereço: Rua do Carmo, 171 (metrô Sé, saída Poupatempo) – São Paulo/SP

Comissão Nacional da Verdade
Assessoria de Comunicação

Mais informações à imprensa: Marcelo Oliveira e Lívia Mota
(61) 3313-7324 | comunicacao@cnv.presidencia.gov.br

Acompanhe a CNV nas redes sociais: Facebook, Twitter e Youtube.

http://www.facebook.com/comissaonacionaldaverdade
http://twitter.com/CNV_Brasil
http://www.youtube.com/user/comissaodaverdade

 
Rua do Carmo, 171, 3º andar
Sé Centro – São Paulo SP
11 32274410
http://www.memoriasindical.com.br/


Centro de Memória Sindical

 

https://www.facebook.com/MemoriaSindical/

http://twitter.com/MemoriaSindical