Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Gravataí: endurece negociação entre sindicalistas e GM

Assembleia reuniu centenas de trabalhadores na frente da montadora da General Motors

O discurso dos trabalhadores é de união e luta por uma extensa pauta de reivindicações que inclui reajuste salarial de 12% no salários ( inflação e aumento real). Desde às 5h30 desta quinta-feira, os trabalhadores acompanharam detalhes da negociação em uma assembleia realizada na porta da fábrica, em Gravataí.

– Nós estamos identificando esse ano uma disposição da montadora de endurecer a negociação. Ao mesmo tempo constatamos uma enorme disposição dois trabalhadores de enfrentar isso – declarou o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Edson Dorneles.

O argumento dos trabalhadores ganha mais força com base no rendimento e nos números que a montadora da GM em Gravataí vem apresentando.

– Há uma convicção com base nos números da montadora nos últimos anos que não é aceitável qualquer proposta menor do que aquelas pedidas pelos trabalhadores. Queremos a valorização do trabalho e reconhecimento profissional. A fábrica daqui tem alto nível de eficiência, mas isso não é só fruto do investimento em tecnologia. Há uma sobrecarga muito grande do trabalhador e temos que colocar um freio nisso – acrescentou Edson.

Por imposição da empresa, a pauta de reivindicação dos trabalhadores só vai discutir questões econômicas, diferente do que ocorria em anos anteriores quando a montadora nunca se recusou a discutir outros assuntos.

Durante a tarde, haverá outra assembléia marcada para as 15h30 no mesmo local. Uma nova reunião do Sindicato está marcada para a próxima segunda-feira (11) com a diretoria da GM.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí/RS representa aproximadamente 14 mil funcionários dos setores metalmecânico, eletroeletrônicos, autopeças e montadoras de automóvel. Abrange aproximadamente centenas de empresas do município de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, entre elas a Montadora General Motors e Sistemistas.

Por Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí-RS
Fonte: www.fsindical.org.br