Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

CNTM

Governo dá presente de Natal recheado de desesperança

“A proposta de reforma da Previdência Social apresentada pelo presidente Temer às centrais sindicais acaba com as conquistas sociais da classe trabalhadora e com o sonho da aposentadoria.

Mais uma vez, o governo dá aos trabalhadores um presente de Natal recheado de desesperança, tristeza, desvalorização do trabalho. Impor uma idade mínima de 65 anos para aposentadoria e aumentar o tempo de contribuição é condenar os trabalhadores a não se aposentarem.

A proposta é, ao mesmo tempo, um engodo. Fixa uma idade mínima de 65 anos com pelo menos 25 de contribuição, que vão aumentar a cada ano, se a expectativa de vida do brasileiro aumentar.

Mexer nas regras das aposentadorias especiais, reduzir o valor da pensão por morte e nos benefícios de prestação continuada, desvinculando-os do salário mínimo, igualar tempo de contribuição de homens e mulheres é muita injustiça.

O governo fez um jogo de cena ao chamar as centrais sindicais para apresentar um pacote pronto e não propostas para negociação. Somos totalmente contra propostas que tiram direitos; vamos mobilizar os trabalhadores e pressionar deputados e senadores a mudarem o projeto.

O governo tem em mãos propostas viáveis, apresentadas pelas centrais sindicais, para a retomada do crescimento, entre elas, o Programa de Renovação da Frota de Veículos (proposta da CNTM), mas parece não ter interesse em tirá-las do papel. Temos que gerar emprego e renda, aquecer a economia para melhorar a arrecadação. É desta forma que vamos sair da recessão e não tirando direitos e mantendo privilégios”.

Miguel Torres

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo/Mogi das Cruzes e da CNTM e vice-presidente Força Sindical