Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Movimento Sindical

Frente sindical contra desemprego volta a se reunir, nesta quinta


19/1 – Reunião realizada nos Metalúrgicos de São Paulo

A Frente de Sindicatos organizada em torno do emprego e do crescimento de São Paulo volta a se reunir nesta quinta (2), no Sindicato dos Comerciários de SP, que é filiado à UGT e presidido por Ricardo Patah.

A frente abriga diversos Sindicatos de várias categorias e conta também com apoio da Força Sindical paulista, presidida por Danilo Pereira, da categoria química. A Agência Sindical ouviu Danilo. Principais trechos:

Propostas – “Nossa ideia é produzir um conjunto de medidas e debater com o prefeito Doria. Além das contribuições dos dirigentes, o grupo tem suporte de economistas do Dieese, que vão finalizar o documento com as propostas”.

Participantes – “Estão participando Sindicatos da área da indústria, comércio e serviços. Entidades como CSP-Conlutas e Nova Central também participam. A ideia é ampliar o número de entidades”.

Agenda – “Queremos definir agenda de ações e iniciativas cujo foco central, e imediato, seja o combate ao desemprego. A cidade precisa romper a fase de inércia e voltar a crescer. Se não, as cenas de famílias inteiras desempregadas e vivendo nas ruas vão se multiplicar”.

Passe livre – “O aumento acelerado do desemprego recoloca na ordem do dia o fornecimento do vale-transporte grátis para o desempregado. Esse direito é garantido por lei no Município de São Paulo. Certamente, o passe para o desempregado será um dos itens de eventual conversa com o prefeito da Capital”.

Alcance – “A iniciativa das entidades, aqui em São Paulo, é um primeiro passo, até porque a cidade é a maior do País, está no centro da economia nacional. O que aqui for feito terá repercussão em outras regiões do País”.

Início – A Frente Sindical por Emprego e Retomada do Crescimento nasceu de uma reunião, dia 19, nos Metalúrgicos de São Paulo (Força Sindical), entidade presidida por Miguel Torres. A segunda reunião aconteceu nos Eletricitários de São Paulo, dia 26 de janeiro.

Agência Sindical