Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Força Sindical SP fará nova manifestação contra pedágio

A Força Sindical realizará na próxima terça-feira, 20/07/2010, manifestação contra aumento  do Pedágio.  A manifestação ocorrerá a partir das 7:00 h nos Pedágios do Guarujá, São Vicente e da Balsa de Santos. “Pedágio é imposto disfarçado”.

Por que as tarifas de pedágio são tão altas no Brasil?
Por quatro razões principais:

1. A concessionária não investe dinheiro próprio — por não ter os recursos ou por não querer investir. Logo, o dinheiro para investimento (ou para pagar empréstimos bancários) precisa ser tirado do usuário. E o valor é elevado.

2. A cultura empresarial brasileira não considera retorno a médio ou longo prazo  o lucro tem que ser imediato (se possível, investir hoje e ter retorno ontem).

3. O usuário brasileiro paga, sempre, qualquer valor que venha a ser cobrado (de serviços, mercadorias, impostos), por ignorância, por comodismo, ou por acreditar que não adianta nada reclamar.

4. O governo está gastando hoje até 17 vezes (isso mesmo, dezessete vezes!) mais com as estradas concedidas, a título de fiscalização, segundo matéria publicada na Folha de S. Paulo de 15-12-99 e as concessionárias cobram tudo do usuário, inclusive essa incrível despesa de fiscalização!

Por ASSESSORIA DE IMPRENSA DA FORÇA SINDICAL SP
Fonte: www.fsindical.org.br