Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Indústria

Força Sindical prepara atos para alertar sobre desindustrialização no Brasil

Logo após a divulgação dos números do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior de que nosso país registrou o maior déficit da balança comercial da história, registrando um saldo negativo de 105 bilhões de dólares, a Força Sindical através de seu presidente Miguel Torres, comunicou que nossa Central Sindical realizará atos para alertar e conscientizar a população sobre a desindustrialização que nosso país vem sofrendo.

Nessa quarta-feira, nosso Deputado Federal Paulinho da Força que também é Presidente Nacional do Solidariedade, exigiu a demissão do atual Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, além de uma nova política industrial para o país, que inclua, por exemplo, a participação do trabalhador nas decisões sobre a política  industrial e contrapartidas para isenções fiscais milionárias concedidas para grandes empresas.

Só para se ter uma ideia, enquanto o Brasil vendeu para outros países o valor de 93 bilhões de dólares em produtos nacionais, importamos de outras nações mais de 198 bilhões de dólares. Resultado: uma diferença negativa de 105 bilhões de dólares.

Infelizmente estamos passando por um período de desindustrialização, ou seja, produtos vindos de fora estão tomando os lugares dos produtos que produzimos aqui, e isso ameaça nossa produção e nossos empregos. Veja que  em 2004 a participação da indústria no PIB era de 19,2%, em 2012 só participamos com 13,3%, uma queda e 30,8%. Um claro sinal de que estamos produzindo menos.

Certamente todos os municípios de nosso país serão atingidos por esse processo de desindustrialização. Assim sendo, seguiremos unidos em defesa das nossas indústrias, de nossos parques industriais e principalmente em defesa de nossos postos de trabalho, protegendo assim os trabalhadores brasileiros. É como posicionou Miguel Torres ao dizer que “há anos somos críticos dessa postura governamental, resultado da falta de planejamento estratégico, de investimento e incentivos que melhorem a competitividade e o nosso parque industrial. Podemos afirmar que o resultado será a redução do poder aquisitivo dos trabalhadores da indústria e o aumento do desemprego nas cadeias produtivas industriais”.

Precisamos defender nossa indústria.

Edmilson Domingues é Coordenador Regional da Força Sindical Ribeirão Preto e Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ribeirão Preto e Região