Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Internacional

Força Sindical e Federação de Sindicatos da China assinam protocolo

O presidente da CNTM e Força Sindical, Miguel Torres, e o vice-Presidente da Federação Nacional de Sindicatos da China (FNSCH), Jiang Guanping, assinam protocolo de entendimentos e cooperação sindical entre as duas organizações sindicais.

“Brasil e China são grandes parceiros comerciais. Precisamos continuar trabalhando juntos no fortalecimento do Brics Sindical”, disse Miguel Torres.

BRICS são as iniciais do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, países considerados emergentes.

Para Sérgio Luiz Leite, Serginho, 1º secretário da Força Sindical, que também está visitando a China, “a nossa relação com o Movimento Sindical Chinês vem de longa data e agora estamos dando mais um passo positivo nos acordos de intercâmbio e de cooperação”.

Leia abaixo a íntegra do protocolo de entendimentos entre a Força Sindical e a Federação Nacional dos Sindicatos da China (FNSCH), para o aprofundamento e o fortalecimento das relações bilaterais na luta sindical, cooperação mutual e solidariedade entre as duas organizações sindicais.

O documento é o seguinte:

A Força Sindical do Brasil e a Federação Nacional dos Sindicatos da China, tendo em conta as históricas Relações Sindicais Bilaterais (22 anos) e considerando a conjuntura e o contexto em que se desenvolve o complexo e dinâmico processo de globalização e seus efeitos colaterais que afetam consideravelmente aos trabalhadores (as) e à sociedade em geral a nível mundial.

Acordam um protocolo de compromisso com o objetivo de aprofundar e fortalecer o intercâmbio e as relações sindicais bilaterais entre ambas as organizações.

1.  Atuar de forma coordenada e conjunta em todos os fóruns e organismos multilaterais com presença sindical no âmbito internacional, tais como OIT, BRICS, G20, etc., para fortalecer a luta, ações e a solidariedade em defesa dos direitos e de melhores condições de vida para os trabalhadores (as) e a sociedade a nível nacional e global.

2.  Aprofundar e Fortalecer o intercâmbio bilateral entre a Força Sindical e a FNSCH e os diversos setores afiliados às ambas organizações. Mantendo o intercâmbio sindical e cultural periodicamente.

3.  Desenvolver programas e atividades de apoio y cooperação mútua nas áreas de fortalecimento sindical, negociação coletiva, seguridade social, trabalho decente, processos de integração, organização sindical e globalização.

4.  Estabelecer mecanismo de intercâmbio mútuo de informações e pesquisas de interesse  para os trabalhadores (as) sobre os acordos comerciais entre nossos países, o desenvolvimento, os investimentos e seus impactos para os trabalhadores (as).

5.  A Força Sindical e a Federação Nacional dos Sindicatos da China (FNSCH) trabalharam conjuntamente para fortalecer a atuação e protagonismo de ambas as organizações e o sindicalismo mundial na OIT, no G20, BRICS etc.